Quais são os erros de percepção?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Os bloqueios de percepção são obstáculos mentais que nos impedem de perceber claramente o problema ou a informação necessária para resolvê-lo. Estes bloqueios reduzem a nossa capacidade de resolver os problemas e de realizar as oportunidades de inovação e melhoria, afetando perigosamente nosso desempenho profissional.

A percepção apresenta estreita ligação com os sentidos, sendo as primeiras etapas realizadas pelos sistemas sensoriais, responsáveis por sua fase analítica. É como se cada característica fosse separada em suas partes constituintes, tais como forma, cor, movimentos e assim por diante.

Fatores que influenciam o processo perceptivo
Incluem características do perceptor, do percebido e da situação.

A percepção é um processo que se realiza em três fases: selecção, organização e interpretação. Os indivíduos percebem só uma pequena porção dos estímulos aos quais estão expostos.

Os cinco estágios de percepção são estímulo, organização, interpretação, memória e recordação.

A percepção inclui os cinco sentidos: tato, visão, audição, olfato e paladar. Também inclui o que é conhecido como propriocepção, que é um conjunto de sentidos que nos permite detectar mudanças na posição e no movimento do corpo. Muitos estímulos nos cercam a qualquer momento.

Através de nervos periféricos, as informações que foram decodificadas chegam ao sistema nervoso central (na medula ou no encéfalo). No córtex cerebral, em regiões específicas, ocorrem o conhecimento sobre o mundo externo e sobre o nosso próprio corpo.

Basicamente é preciso ser rápido nos itens observação e orientação para tomar decisões e, então, agir.

  1. Posição e observação. Para melhorar a observação é necessário posicionamento adequado. ...
  2. Seja um mestre da memorização. ...
  3. Atenção e orientação. ...
  4. Pratique sua consciência situacional.

A identidade de gênero
É considerada a percepção que a pessoa possui de si, em relação ao gênero feminino, masculino ou ambos, e até nenhum dos dois. Independe do sexo biológico.

Toda atividade que envolve movimento corporal, como dança e jogos como vôlei, futebol, queimada, estimulam essa percepção sensorial. Outras brincadeiras que envolvem ações, como pega-pega, dança da cadeira e outras do mesmo estilo, desenvolvem e estimulam o sistema proprioceptivo.

Além dos fatores físicos, neurológicos, há um fator muito mais importante e determinante nas dificuldades ou transtornos de percepção: é a motivação, o estado de consciência que leva o indivíduo a ter uma determinada percepção ou simplesmente não ter outras percepções.

Distorções perceptivas: ocorrem quando o indivíduo percebe as características de um elemento de forma diferente da esperada. Exemplos de distorções podem ser uma percepção diferente de tamanho (macropsia ou micropsia), forma (dismorfopsia) ou intensidade (hiperestesias-hipoestesias), entre outros.

É um processo em que os sentidos humanos convertem a energia de um estímulo em mensagens neurais e que provoca reações. A percepção, por outro lado, é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações. É a interpretação por parte do indivíduo do que foi captado pelos sentidos.

Segundo a psicologia, a percepção consiste em uma organização e interpretação dos estímulos que foram recebidos pelos sentidos e que possibilita identificar certos objetos e acontecimentos. A percepção tem duas estapas, a sensorial e a intelectual.

Existem dois fenômenos básicos da percepção: a percepção seletiva e a adaptação sensitiva.

Resposta verificada por especialistas
Já o pensamento ele está mais ligado ao processamento de uma determinada percepção por exemplo, se nós virmos algo na rua, percebemos então que há algo estranho justamente em decorrência do estímulo nervoso que tivemos.

A percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.

Há 8 etapas para o processo de percepção: estímulos ambientais, atenção aos estímulos, imagem da retina, transdução, processamento neural, percepção, reconhecimento e ação. Estímulos do meio ambiente são tudo fora de uma pessoa que pode atrair a atenção.

O órgão responsável por receber esse estímulo é o olho, que possui células fotossensíveis na retina. As células fotorreceptoras do olho humano são chamadas de cones e bastonetes. Esses últimos encontram-se em maior quantidade que os cones e são responsáveis pela percepção das formas.

Córtex cerebral

Córtex cerebral
Essa é a parte externa, que todos chamam de 'massa cinzenta', (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura.