Quais são os erros comuns nas manobras de RCP?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

O principal erro é fazer as mesmas coisas com pessoas de diferentes idades. Para os adultos e adolescentes, a massagem cardíaca (também chamada de Ressuscitação Cárdio Pulmonar, ou RCP) deve ser realizada com as duas mãos. A mão que você mais usa (“mão forte”) vai por baixo, em contato com a vítima.

* não movimentar bruscamente a cabeça ou o pescoço da vítima; * não dar nada para a vítima ingerir, beber ou comer, pois estes podem ocasionar obstrução das vias aéreas da vítima; * caso a vítima esteja inconsciente, não a deixe sozinha, não a abandone; a omissão de socorro é crime.

identificação imediata da parada cardiorrespiratória; acionamento do serviço de atendimento móvel de emergência; início da RCP de alta qualidade; uso do DEA assim que disponível.

Há cinco medidas básicas de RCP de alta qualidade: taxa de compressão torácica; profundidade da compressão torácica; recuo torácico entre compressões; interrupções às compressões torácicas; volume de ar nas respirações de resgate.

A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) consiste em uma série de manobras realizadas por profissionais de saúde, ou por leigos, para reverter a parada cardiorrespiratória (PCR) e manter a oxigenação e perfusão tecidual adequadas.

A parada cardiorrespiratória é quando o coração para de bater repentinamente ou passa a bater de forma insuficiente, muito devagar. A condição também é conhecida por parada cardíaca e pode levar à morte.

Após o choque, reiniciar RCP: 5 ciclos de 30 compressões e 2 ventilações. Lembrar de trocar a posição dos socorristas a cada 2 minutos!

Nesta condição, após a primeira desfibrilação, epinefrina ou vasopressina é administrada; no próximo ciclo, há tempo para emprego da amiodarona e assim por diante.

O socorrista deve agir com bom senso, tolerância e calma.

Procedimentos Básicos de Primeiros Socorros

  1. Cheque o ambiente ao redor. Primeiramente, é essencial que você avalie o ambiente antes de prestar socorro. ...
  2. Evite fazer movimentos bruscos na vítima. ...
  3. Chame ajuda imediatamente. ...
  4. Dê atenção para a vítima. ...
  5. Tome medidas para ajudar a vítima em cada ocasião.

As três regras fundame... não entrar em pânico; pensar nas condutas a serem tomadas e avaliar os riscos, para o acidentado, dessa decisão. aquecer o acidentado por meio da oferta de bebida quente; avaliar a situação e conversar de forma calma com o acidentado.

Os ritmos encontrados em uma Parada Cardíaca são: Fibrilação Ventricular (FV), Taquicardia Ventricular sem pulso, Assistolia, Atividade Elétrica sem Pulso (AESP).

Manejo da parada cardíaca
A parada cardíaca pode ser causada por quatro ritmos: Fibrilação Ventricular (FV), Taquicardia Ventricular Sem Pulso (TVSP), Atividade Elétrica Sem Pulso (AESP) e Assistolia.

Segundo a coordenadora geral do Samu 192, deve-se tentar afundar o tórax cerca de 5 centímetros e depois retornar tirando o peso de cima do peito da vítima. “A massagem cardíaca deve ser feita num ritmo de 100 compressões por minuto.

4) Comece a massagem cardíaca. Abra as roupas da vítima na altura do peito, apalpe o esterno e proteja o apêndice xifóide com dois dedos.

O suporte básico de vida inclui o ABCD primário (A - avaliar consciência, ativar sistema de emergência e avaliar respiração; B - realizar duas ventilações lentas; C - avaliar circulação e iniciar compressões torácicas; D - desfibrilação).

6- Faça compressões fortes e rápidas, com uma frequência de 100 a 120 por minuto (cerca de 5 compressões a cada 3 segundos), em uma profundidade de no mínimo 5 cm. Importante! Não pare as compressões até a chegada do atendimento profissional, a não ser que a vítima volte a se mexer ou respirar.

Pode soar como ofegante , bufando, borbulhante, gemendo ou respiração difícil . Lembre-se, uma vítima em estado ofegante não está respirando normalmente. Para as vítimas em parada cardíaca, isso pode significar a diferença entre a vida e a morte.