Quais são os equipamentos usados para praticar o bungee jump?

Perguntado por: amartins7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

O que é preciso para praticar o bungee jumping?

  • Fitas tubulares de nylon (safety line);
  • Cadeirinha de alpinismo;
  • Freios de resgate (rack);
  • Cabos (bungee cords);
  • Mosquetões de aço;
  • Rádio de comunicação;
  • Fitas tubulares para o resgate em nylon;
  • Cordas estáticas para o resgate (12 mm);

No caso da roupa para saltar de paraquedas, praticamente as mesmas recomendações do bungee jumping são indicadas: roupas confortáveis, leves e que fiquem bem dispostas sob o macacão de voo. Para os pés, tênis casuais são suficientes para dar conta do recado na hora do salto.

existência de doenças cardiovasculares em quem salta. Além disso, há alguns relatos de enforcamento que ocorre quando a corda dá a volta no pescoço do participante. Nestes casos, o resgate deve ser imediato.

Espaço de Aventuras Gasper recebe 25 mil pessoas por ano
Uma delas é nada mais, nada menos que o maior bungee jump do Brasil. São 150 metros de altura e cerca de 50 metros de queda.

Como é uma modalidade em total contato com a natureza, oferece benefícios como melhora o bem-estar e reduz o estresse, bem como, a ansiedade. Além disso, o saltador não precisa ter um ótimo condicionamento físico para se jogar em total liberdade, basta ter coragem.

Torre de Macau

Torre de Macau, China – 233 metros
É o maior bungee jumping de edifícios do mundo. A primeira pessoa a saltar dali foi o aventureiro AJ Hachett, em 2006, que também foi o primeiro a pular da Torre Eiffel, em Paris, em 1987. Visitantes menos radicais podem subir a torre apenas pela vista panorâmica da cidade.

O esporte Bungee Jumping pode ser praticado por qualquer pessoa acima dos 16 anos (mediante autorização dos pais ou responsável) e no máximo 45 anos, os requisitos são os pesos: mínimo de 40 Kg e máximo de 115 Kg e não ter algum problema sério de saúde.

A idéia do Bungee Jumping surgiu de um ritual milenar chamado Nagho, até hoje praticado pelos nativos da Ilha de Pentecostes, em Vanuatu, como uma espécie de prova de iniciação. Para comemorar a colheita do inhame, eles se atiram de uma torre de 30 metros de altura, amarrados pelo tornozelo por um tipo de cipó.

A. J. Hackett

O bungee jump (equipamento em que a pessoa fica presa por uma corda elástica e salta de alturas acima de 40 metros) foi criado pelo neozelandês A. J. Hackett em 1988.

Se todos os procedimentos de segurança forem seguidos à risca, a possbilidade de acidentes no bungee jumping é praticamente nula. O problema é que muita gente ainda pratica o esporte sem respeitar normas de segurança.

O maior Bungee Jump do Brasil fica no Parque de Aventuras Gasper em Bento Gonçalves! Ao viver essa experiência inigualável, você salta em nada menos do que isso: O MAIOR DO PAÍS, além de ficar localizado em um Parque de Aventuras completo, com infraestrutura e paisagem ímpar em meio a natureza.

Valor R$59,00.

Mas qual é a diferença do "rope jumping" para o "base jumping" ou o "bungee jumping"? No caso do "base", além de saltar de objetos fixos, como rampas, antenas, prédios, topos de montanhas, entre outros, o praticante usa paraquedas. No "bungee", as cordas são elásticas.

O que é preciso para começar no base jump?

  1. Ser paraquedista.
  2. Ter completado mais de 150 a 200 saltos – de preferência, em menos de dois anos.
  3. Ter um bom preparo físico e mobilidade.
  4. Realizar um curso de base jump (que exige todos os requisitos acima).
  5. Aprender a dobrar o próprio paraquedas.