Quais são os equipamentos sociais?

Perguntado por: asales7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

São exemplos de equipamentos sociais as escolas, o transporte público, aparelhos de lazer, hospitais, entre outros. Tem a importância de garantir serviços e direitos à população em geral e, principalmente, para os mais necessitados.

E beneficiam as famílias que moram nos bairros atendidos por cada território, através da verificação de suas necessidades e do mapeamento da ocorrência das situações de risco e de vulnerabilidade social, e das ofertas já existentes no seu território de abrangência.

  • Proteção Social Básica. Unidades:
  • Centros de Referência da Assistência Social. (CRAS); Centros de Convivência; Público alvo:
  • Famílias em situação de vulnerabilidade social; Objetivos:
  • Funções do CRAS. • Gestão territorial da Proteção.
  • Social Básica; • Oferta obrigatória do Serviço de.

São equipamentos públicos comunitários as instalações e espaços de infraestrutura urbana destinados aos serviços públicos de educação, saúde, cultura, assistência social, esportes, lazer, segurança pública, abastecimento, serviços funerários e congêneres.

Ela é a reprodução social das classes, ou seja, é uma instituição onde se deve elaborar o conhecimento e os valores sociais dos sujeitos. E, mais que isso, a escola deve ser capaz de preparar os indivíduos para a vida em sociedade.

São considerados unidades ou equipamentos de saúde no âmbito da Atenção Básica:

  • a) Unidade Básica de Saúde.
  • b) Unidade Básica de Saúde Fluvial.
  • c) Unidade Odontológica Móvel.

Luvas: podem ser consideradas um dos principais e mais utilizados EPIs por profissionais da saúde. Protege as mãos contra contaminações e infecções. Óculos de proteção: os óculos são utilizados quando existem riscos de secreções, excreções e componentes químicos respingarem no profissional.

Uso obrigatório – Os Equipamentos de Proteção Individual são itens de uso obrigatório destinados a evitar acidentes de trabalho e também o surgimento de doenças ocupacionais. São exemplos de EPIs os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas e as botas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza uma variedade de nomenclatura e divisões territoriais para operacionalizar suas ações, quais sejam: o município, o distrito sanitário, a micro-área, a área de abrangência de unidades de saúde, dentre outros, são áreas de atuação de caráter administrativo, gerencial, econômico ou ...

Também podem ser considerados os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego.

Os determinantes sociais de saúde são atribuídos às condições em que os indivíduos vivem e trabalham. Além disso, são levados em conta outros fatores que podem colocar a saúde da população em risco, como, por exemplo, aqueles de ordem econômica, social, étnica, regional, psicológica, cultural e comportamental.

Também integram a rede educadores sociais, profissionais que trabalham em entidades sociais, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), policiais das delegacias especializadas, integrantes de entidades de defesa dos direitos humanos da ...

Tipos de proteção social

  • Proteção social básica.
  • Proteção social especial.
  • Proteção Social Especial de Média Complexidade (PSEMC)
  • Proteção Social Especial de Alta Complexidade (PSEAC)

Também são considerados equipamentos públicos os de abastecimento de água, serviços de esgotos, energia elétrica, coleta de águas pluviais, rede telefônica e gás canalizado.

Equipamento é uma ferramenta que o ser humano utiliza para realizar alguma tarefa ou função, como exemplo os óculos de segurança.