Quais são os equipamentos e instrumentos utilizados na capoeira?

Perguntado por: apereira9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Para a capoeira, utilizamos basicamente o berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e o reco-reco.

Capoeira Contemporânea: 3 berimbaus ( gunga, médio e viola), 2 pandeiros, 1 reco-reco, 1 agogô e 1 atabaque. O atabaque é um tambor feito de madeira, couro, tarraxa ou corda. O atabaque acompanha o gunga na marcação da melodia.

O primeiro registro de um instrumento musical relacionado com o jogo da capoeira aparece no início do século XIX, em 1835. Nessa ocasião, o artista Johann Moritz Rugendas apresenta na gravura de nome “Dança da Guerra”, o jogo da capoeira sendo brincado ao som de uma espécie de tambor.

Instrumentos da Capoeira Regional: Um berimbau gunga, um berimbau médio, um berimbau viola, um pandeiro, um atabaque, um agogô e um reco-reco.

Mestre Pastinha (s.d.) afirma que na Capoeira Angola “os instrumentos que compõem o conjunto são: Berimbau, pandeiro, reco-reco, agogô, atabaque e chocalho”, Atualmente, utilizam- se dois pandeiros e ainda o chocalho denominado caxixi.

Instrumentos Musicais brasileiros: conheça os principais

  1. Pandeiro. O pandeiro está entre os principais instrumentos musicais brasileiros, uma vez que é bastante utilizado em alguns estilos de música bem tradicionais do Brasil, tais como: o pagode e o samba. ...
  2. Berimbau. ...
  3. Cuíca. ...
  4. Agogô ...
  5. Cavaquinho. ...
  6. Afoxé

A distribuição entre ambas as classificações é a seguinte:

  • Instrumentos de corda da orquestra sinfônica: cordofones.
  • Instrumentos de sopro: aerofones.
  • Instrumentos de percussão: membranofones e idiofones.
  • Instrumentos que utilizam a corrente elétrica: eletrofones.

O uniforme utilizado pelos praticantes desse estilo é composto por uma calça preta ou marrom e uma camiseta amarela. Em muitos grupos de capoeira Angola, a roupa utilizada para se jogar é composta por chapéu, paletó, calça e sapato.

A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil.

Mestre Bimba nasceu no dia 23 de novembro de 1899 na cidade de Salvador/BA e foi responsável por fundar a primeira escola de capoeira do Brasil e conhecido por ser precursor de um novo estilo chamado “capoeira regional”.

Dentro da pesquisa realizada, a madeira que tem a preferencia dos capoeiras é a biriba, devido à sua flexibilidade e resistência. No topo desta vara, encontramos um pedaço de couro cru ou borracha dura, para que o fio de arame, posteriormente amarrado na ponta da verga não a danifique.

O gunga toca a linha grave, raramente com improvisações. O tocador de berra-boi no começo de uma roda de capoeira geralmente é seu líder, sendo seguido pelos outros instrumentos. O tocador principal do gunga geralmente também lidera a cantoria, além de convidar os jogadores ao "pé do berimbau" (para inciarem o jogo).

O principal movimento da Capoeira é a Ginga,é dela que vai partir qualquer um dos 52 golpes da Capoeira,fora as combinações.

O berimbau é um instrumento de corda que possui apenas duas notas, pois ele é ritmado, surgiu em Angola com o nome de hungu, e vieram a serem utilizados e montados por escravos aqui no Brasil, para as acrobacias dos capoeiristas.

A Roda de Capoeira é um espaço para a promoção da diversidade e respeito às diferenças, reunindo elementos de tradições culturais de povos negros, é um símbolo afro-brasileiro e ferramenta pedagógica para a integração e inclusão social.

Nem todo mundo sabe que a capoeira nasceu durante a época da escravidão no Brasil. Pesquisas indicam que entre 3 e 5 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar à força, principalmente na agricultura, mineração ou com serviços domésticos. A capoeira era, nessa época, uma forma de luta e resistência dos escravos.

Há também outros exemplos de tambor como o: Ashiko, Basler, Davul, Dholak, Boucarabou, Djun-djun, Doyra, Khol, Malacacheta, Tabor, Tambor falante e o Tambor de tora.

A guitarra, o instrumento musical mais popular de todos os tempos, é o ícone mais duradouro da história. Desde o início, as pessoas, que viviam em pequenos grupos, cantavam e dançavam as suas próprias músicas e alguns estudiosos especulam, inclusive, que a música pode ter surgido antes da linguagem.