Quais são os ensinos escolares?

Perguntado por: ngaspar . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A educação escolar brasileira divide-se em dois níveis: I - Educação básica, que compreende a educação infantil (de 0 a 6 anos), O ensino fundamental (de 7 a 14 anos) e o ensino médio (de 15 a 17 anos).

São modalidades de ensino, segundo a LDB: Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial.

A educação básica é formada por três etapas – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação superior, por sua vez, abrange os cursos sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão.

Pré-escola: duração de 3 anos, com alunos de 4 a 6 anos; Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos; Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos; Ensino Médio Técnico: escolas podem oferecer cursos técnicos em períodos contra turnos que são os períodos extraclasse para seus alunos.

É nesse ultimo ponto que iremos nos deter. De acordo com a LDB Nº 9394/96, a educação brasileira está composta por dois níveis e sete modalidades de ensino.

As séries do Ensino Fundamental 1 e 2
Dessa forma, os anos iniciais referem-se ao Ensino Fundamental I e englobam os alunos do 1º ao 5º ano. Por sua vez, os anos finais referem-se ao Ensino Fundamental II e atendem aos alunos do 6º ao 9º ano.

Características do ensino regular
É dividida em níveis: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Cada uma delas também são divididas por etapas, que são as séries escolares.

O nível 1 compreende as pessoas com ensino fundamental incompleto, o nível 2 compreende as pessoas com fundamental completo e médio incompleto, o nível 3 as pessoas com ensino médio completo ou superior incompleto, o nível 4 compreende as pessoas com nível superior completo e o nível 5 compreende pessoas com alguma pós ...

A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.

De forma resumida a Educação Básica é o primeiro momento da formação de crianças e jovens. E é formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e o Ensino Médio, ou seja, engloba a maior parte da vida escolar dos alunos.

Escolaridade é um termo utilizado para se referir ao tempo de permanência dos alunos no período escolar. É o período onde os alunos desenvolvem suas habilidades de aprendizado, além de desenvolver a capacidade de compreensão do ensino. A escolaridade também está relacionada com a progressão do ensino na escola.

Para delimitar os espaços temporais e pedagógicos da trajetória do aluno ao longo desse período de vida escolar, a Educação Básica é formada por três grandes etapas: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, com o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).

O Ensino Fundamental e Médio compreendem um extenso período da vida escolar: 12 anos, sendo 9 anos no Ensino Fundamental e 3 anos no Ensino Médio. No Brasil, a educação escolar é obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade, o que inclui também a chamada pré-escola.

Ao contrário do ensino fundamental que tem duração total de nove anos, o ensino médio dura apenas três. As suas séries são chamadas de 1º ano, 2º ano e 3º ano, e contam com várias disciplinas voltadas para a preparação do estudante para processos seletivos, como os vestibulares, por exemplo.

O que é Ensino Médio? O Ensino Médio é o último dos três níveis da Educação Básica, logo após o Ensino Fundamental 1 e 2. Esta etapa dura três anos e tem o objetivo de aprofundar o conhecimento adquirido anteriormente. Bem como preparar o estudante para o mercado de trabalho e o Ensino Superior.

O Ensino Médio profissionalizante pode ser feito em duas modalidades dentro da instituição de ensino: o aluno pode cursar o Ensino Médio regular e o profissional na mesma escola (integral), ou ele pode fazer o ensino regular em uma instituição, e cursar as matérias do profissionalizante em outra (concomitante).

O primeiro, e mais famoso de todos, é a graduação. É o que chamamos de faculdade, é o curso superior onde o estudante vai dar o primeiro passo em direção a uma carreira específica, que muito provavelmente vai direcionar a vida profissional dele. Na graduação, o aluno aprofunda os conhecimentos em assuntos básicos.

A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.