Quais são os emulsificantes naturais?

Perguntado por: iesteves8 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Tecnicamente pode ser obtida da gema do ovo e de diversas fontes de óleos vegetais. A fonte mais comum é a soja (com percentual de 2% a 3% de lecitina) em virtude de sua disponibilidade e propriedades emulsificantes. Estima-se que 95% da lecitina seja produzida comercialmente a partir da soja.

Emulsificantes são encontrados em muitos produtos alimentícios. Você pode encontrar-los em vários tipos de doces, como chocolate, barras de chocolate, marshmallows. Eles também são encontrados em produtos lácteos – leite, creme, manteiga, queijo e iogurte.

Emulsificantes (sinônimo: emulsionante) são aditivos que ajudam a misturar dois líquidos que normalmente não se misturariam. Por exemplo, a água e o óleo se separam em um copo, mas a adição de um emulsificante ajudará os líquidos a se misturarem. É comumente usado para diferentes alimentos e bebidas.

Os materiais mais eficientes como agentes emulsificantes são os tensoativos, alguns materiais naturais e certos sólidos finamente divididos. Esses materiais formam um filme adsorvido ao redor das gotas dispersas e ajudam a prevenir a floculação e a coalescência.

No sorvete, eles ajudam a evitar a formação de grandes cristais de gelo e criam uma textura suave e cremosa, além de um sabor rico. Sem os emulsificantes, o sorvete teria uma textura granulada e derretia rapidamente.

Os emulsificantes de grau alimentício são geralmente ésteres compostos de um final hidrófilo (água) e um final lipofílico (gordura). Em geral, o final lipofílico é composto pelos ácidos esteárico, palmítico, oléico ou linoléico, ou pela combinação destes ácidos graxos.

“A lecitina de soja é um tipo de gordura natural obtida a partir da soja. Ela serve muito para indústria alimentícia para ser utilizada como emulsificante. Então hoje nós temos diversos produtos que utilizam a lecitina de soja para dar homogeneidade, textura para pães e outros produtos alimentícios.

Os emulsificantes, por sua vez, produzem uma emulsão entre dois líquidos que não se misturam naturalmente, como é o caso da água e da gordura. Também, aumentam a quantidade da calda ao facilitar a entrada de ar, resultando numa massa com textura suave e macia.

As proteínas são consideradas bons agentes emulsificantes, pois possuem numa mesma molécula regiões hidrofílicas e hidrofóbicas, as quais reduzem a tensão superficial entre as fases, permitindo a formação da emulsão.

Alguns exemplos de emulsões são o leite, margarina, manteiga, cremes e loções hidratantes, medicamentos, protetor solar. A titulo de curiosidade, os produtos chamados oil free (livres de óleo) são emulsões formadas por polímeros emulsificantes.

A maionese também é uma emulsão estável apesar de ter óleo em sua constituição e ovo (note que 65,5 % da composição do ovo é água). Isso ocorre por causa dos chamados coloides protetores ou agentes emulsificantes ou tensoativos, que no caso da maionese são as proteínas que se encontram na gema do ovo.

A emulsão saborizante de leite é uma essência que garante um sabor mais duradouro e delicioso nas receitas.

O segredo do sorvete cremoso e sem cristais de gelo é o congelamento rápido. Quando mais rápido congelar, mais cremoso fica, então se seu freezer ou congelador não for muito potente e caso forme cristais, vc pode descongelar levemente e bater na batedeira mais uma vez.

Recuperando a cremosidade
A primeira é simplesmente adicionar 30ml de álcool na mistura, pode ser vodka, cachaça ou saquê, pois a bebida não congela e ajuda manter seu sorvete sempre na consistência ideal.

Ainda que com a segurança comprovada pelos órgãos regulatórios, gerou-se a hipótese de que os emulsificantes têm potencial de danificar a barreira intestinal, levando à inflamação e aumento do risco de doenças crônicas.

Como conservar e manter o emulsificante? Como esse ingrediente não deve ficar exposto, o ideal é conservá-lo em um local bastante seco, porém fresco. Se for demorar muito para usá-lo, o melhor a fazer é deixar na geladeira.

LIGA NEUTRA ARTESANAL sabor neutro é uma liga formada por estabilizantes que possuem alguma função emulsificante de maneira a fornecer o melhor resultado na estabilidade, corpo e durabilidade do sorvete, ela deve ser adicionada durante o preparo da calda base.

O que é emulsificante vegano? O emulsificante vegano proporciona mais maciez ao sorvete e pode ser encontrado em lojas de produtos para produção de sorvetes, ou mercados e devem ter a informação vegana. Pode ser utilizado também a linhaça que possui essa característica importante no sorvete.

Quando utilizado em cremes e sorvetes, o emulsificante garante uma textura mais macia, lisa e homogênea, deixando-o cremoso e uniforme. Você perceberá uma textura leve e firme, deixando o sorvete perfeito para o paladar.

A lecitina de girassol é um produto natural obtido a partir de grãos de semente de girassol selecionados, aplicada em alimentos como emulsificante, estabilizante ou umectante.

Geladinho cremoso sem liga neutra
O segredo é acrescentar um tiquinho de leite Ninho no lugar da liga neutra.