Quais são os eletrodomésticos bivolt?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Todos os equipamentos elétricos e eletrônicos de uso doméstico comercializados no Brasil terão que ter tensão bivolt (127 e 220 volts).

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Gente, a geladeira bivolt é um eletrodoméstico muito prático porque funciona tanto em tomadas de 110V, ou volts, como de 220v.

Quando liga-se um secador 220 volts em tomada 110, a tensão será menor e a corrente também, isso resultando final em uma potencia baixa, ineficiência do equipamento.

Observe que na identificação do aparelho indica uma tensão entre 100V a 240V. Nesse caso basta ligar na tomada que o próprio aparelho se configura para a tensão que a tomada fornece, podemos dizer que este aparelho é um “bivolt automático”.

Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

Bivolt é a capacidade de um equipamento ser ligado a dois circuitos com voltagens diferentes – ou seja, 127V e 220V.

Não tem muita diferença pois o padrão de energia comum é de 110 até 127 volts , vale saber se a sua energia é regular , sendo assim não tem problema usar um eletrodoméstico de 110 ou 127.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

Tudo é relativo (e fiação)
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local.

Um equipamento de 110V ao ser ligado em uma rede 220V vai sofrer curto-circuito. Ou seja, o aparelho vai queimar, uma vez que ele não está preparado para receber a corrente elétrica dessa tensão. Esse tipo de acidente pode causar danos em outros equipamentos conectados à instalação ou até mesmo incêndios.

Quanto custa instalação de tomada? O custo por unidade varia entre R$ 40 a R$ 60. Geralmente, o custo para instalação de tomadas será o custo total do projeto por unidade.

O bivolt é, de forma simples, a capacidade de um equipamento ser ligado a um tipo de circuito. O aparelho bivolt funciona, portanto, através de alternações automáticas na voltagem.

Sim é possível transformar qualquer eletro domestico de 220V para 110V ou vice versa no caso de sua geladeira alem do compressor ira precisar trocar o motor da ventilação do evaporador, a placa eletrônica de controle e a lampada só que o custo deste processo inviabiliza a transformação. Foi útil para você?

Cada aparelho eletrodoméstico tem, no manual e/ou em uma etiqueta aderida ao aparelho, a informação sobre sua potência elétrica (“wattagem”) além da tensão de alimentação (“voltagem”).

“Há diferença alguma entre recarregar o celular em uma tomada de 110 ou 220 volts?” A resposta é não. Isso porque os celulares não trabalham com essa tensão.

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.