Quais são os elementos sanguíneos envolvidos no processo de coagulação do ferimento?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

As plaquetas são os elementos do sangue relacionados ao processo de coagulação sanguínea. As hemácias, ou eritrócitos, transportam o oxigênio, e os leucócitos estão relacionados à defesa do organismo.

Os elementos figurados do sangue são as hemácias (eritrócitos ou glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas, que estão suspensos no plasma. O plasma é o líquido intercelular que dá as propriedades líquidas ao sangue.

As plaquetas têm sua origem na medula óssea (megacariócitos) e sua principal função está relacionada ao processo de coagulação, que auxilia a impedir hemorragias e sangramentos e também é útil ao sistema de defesa do corpo.

Esse processo inclui três etapas: hemostasia primária, hemostasia secundária (coagulação) e fibrinólise. Todas essas etapas devem ocorrer em equilíbrio para que não haja sangramento em excesso, nem obstrução do fluxo sanguíneo.

nove proteínas de fatores de coagulação que são rotineiramente avaliadas clinicamente (veja tabela a seguir). Esses fatores são conhecidos por um nome ou um numeral romano ou ambos, em alguns casos. Por exemplo, o fator de coagulação II também é conhecido como protrombina.

Quando uma lesão causa a ruptura de um vaso sanguíneo, as plaquetas são ativadas. Elas alteram sua forma de arredondada para espiculada, aderem à parede do vaso danificado e umas às outras e começam a formar um tampão. Elas também interagem com outras proteínas do sangue para formar fibrina.

Os elementos figurados do sangue são: Os glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos - que servem para transportar gases, como o oxigénio e o dióxido de carbono; Os glóbulo brancos ou leucócitos - que servem para defender o organismo contra corpos invasores; As plaquetas - que servem para coagular o sangue quando há um ...

A principal função da hemácia é trocar dióxido de carbono por oxigênio na circulação pulmonar, trocar oxigênio por dióxido de carbono nos tecidos periféricos e transportar o dióxido de carbono de volta para os pulmões. A composição físico-química das hemácias otimiza esta função.

Os glóbulos vermelhos ou eritrócitos são as células responsáveis pelo transporte do oxigénio e pela cor vermelha do sangue. Contêm hemoglobina, que é uma proteína que liga o oxigénio para que possa ser transportado no sangue.

As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são fragmentos de megacariócitos que estão relacionados com a cicatrização de feridas e reparação de vasos sanguíneos. As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são estruturas presentes no sangue que, diferentemente do que muitos pensam, não são células completas.

O fator tecidual (TF) é uma proteína transmembrana de 47 kDa pertencente a superfamília de receptores de citocinas (GESSLER et al., 2010). TF é o receptor da enzima FVIIa, e esta propriedade o define como o principal regulador da cascata de coagulação sanguínea.

medula óssea

As plaquetas são fragmentos citoplasmáticos de megacariócitos produzidos na medula óssea. Por serem fragmentos, essas células não apresentam núcleo, sendo, portanto, anucleadas.

O início do processo de coagulação depende da exposição do sangue a componentes que normalmente não estão presentes no interior dos vasos, em decorrência de lesões estruturais (injúria vascular) ou alterações bioquímicas (por exemplo, liberação de citocinas).

K1 - Mais conhecida, a vitamina K1 é a principal responsável pela coagulação do sangue. Seu nome, inclusive, vem da palavra dinamarquesa koagulation.

Por fim, não podemos falar de corpo humano e alimentação sem citar o ferro (Fe). Afinal, esse é um dos componentes fundamentais da hemoglobina do nosso sangue, responsável por levar oxigênio até as células e delas trazer o dióxido de carbono.

Resposta verificada por especialistas
a) Os elementos figurados do sangue que ocorrem em maior quantidade são as hemácias e os que ocorrem em menor quantidade são os leucócitos.

Funções do Plasma
Transporte de substâncias: nutrientes, resíduos, hormônios, medicamentos e células; Controle da pressão osmótica intravascular; Proteção do organismo através dos leucócitos; Reserva de proteínas do organismo.

Elas são formadas na medula óssea através de um processo chamado de eritropoiese, que tem duração de sete dias e é estimulado pela eritropoietina, um hormônio glicoproteico. Após o ciclo de vida, a destruição das hemácias acontece no fígado e no baço.

A hemoglobina é produzida durante a formação das hemácias na medula óssea e cumpre sua função de transporte de gases entre os tecidos do corpo através do sistema circulatório. Nos pulmões, as moléculas de hemoglobina das hemácias se ligam a moléculas do gás oxigênio, com a ajuda do grupo heme.