Quais são os elementos fundamentais do moderno método científico?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

Esse conjunto de passos é importante também para que o pesquisador consiga repetir e chegar nos mesmos resultados.

  • Diferença entre métodos e técnicas. ...
  • Método Indutivo. ...
  • Método Dedutivo. ...
  • Método hipotético-dedutivo. ...
  • Método dialético. ...
  • Método Estatístico. ...
  • Método Comparativo. ...
  • Método Experimental.

Qual a importância do método científico para a evolução da ciência? O método científico dá o valor e a confiabilidade científica à pesquisa. Ou seja, protege a pesquisa da subjetividade do pesquisador e direciona à produção de conhecimentos válidos.

Estão entre as principais características da Filosofia Moderna o ceticismo em relação às crenças antigas e às crenças costumeiras, a valorização da razão, a tentativa de estabelecer os limites do conhecimento humano e do modo como podemos conhecer o mundo verdadeiramente e a valorização de uma vida política que entende ...

Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.

Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.

Descartes

Bacon, considerado o fundador da ciência moderna, criou a base do método científico e defendeu que o conhecimento e o saber davam poder ao homem sobre a natureza. Mais tarde, Descartes estabeleceu os fundamentos do método científico e anunciou a frase: Cogito ergo sum (Penso; logo, existo).

O surgimento do método científico remonta ao século 12, o período do Renascimento.

Regra geral, a pesquisa segue certas etapas que caracterizam o método científico. Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

O método científico tem cinco passos básicos, mais um passo de retroalimentação:

  • Faça uma observação.
  • Faça uma pergunta.
  • Formule uma hipótese ou uma explicação testável.
  • Faça uma previsão baseada na hipótese.
  • Teste a previsão.
  • Repita: use os resultados para formular novas hipóteses ou previsões.

O Método científico envolve 6 etapas principais, sendo elas a observação, questionamento, hipóteses, experimentação, análise dos resultados e a conclusão.

Entende-se por Método científico a metodologia usada por cientistas na busca do conhecimento, em uma definição mais precisa: um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.

o método científico é a forma mais avançada de domínio da natureza pelo homem. qualquer pessoa do povo pode produzir conhecimento científico por meio do método científico. o conhecimento já surgiu por meio do procedimento sistemático da observação com método.

Isto é, a conhecimento científico é composto principalmente por três elementos: a observação, a experimentação e as leis. Esse é, em linhas gerais, o método científico. Então, o conhecimento científico jamais será uma mera suposição, porque é um conhecimento obtido como resultado da aplicação de um método.

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

O pensamento moderno é profundamente marcado pela questão do “sujeito”, ou seja, o cogito cartesiano capaz de, por meio de uma autonomia da consciência, ser responsável pela ação do pensar no homem.

As principais escolas da filosofia moderna são: racionalismo, empirismo e idealismo.

A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros.

A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.

A Teoria do Conhecimento na Modernidade
A grosso modo, o Racionalismo diz que a realidade percebida através dos nossos sentidos (tato, olfato, audição, visão e paladar) é enganosa. Assim, é somente por uso do nosso intelecto que podemos alcançar o Conhecimento.