Quais são os elementos de um miniconto?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 27 de abril de 2023
3.9 / 5 10 votos

Um microconto deve obter em sua estrutura uma tríade que consiste em: brevidade, narratividade e intertextualidade.

Dicas para escrever um microconto
Um microconto deve ter narrador, personagens, espaço e tempo. Apesar das três últimas serem opcionais, o que não pode mesmo faltar num texto destes é intensidade, criatividade e capacidade de despertar o interesse do leitor.

Miniconto é um tipo de conto muito pequeno, digamos que com no máximo uma página, ou um parágrafo.

Resposta verificada por especialistas. A figura de linguagem usada na construção do miniconto "A árvore que pensava" é a prosopopeia.

Autores conceituam e estipulam limites precisos, nascendo assim algumas classificações: nanocontos (até 50 letras, sem contar espaços e acentos), microcontos (até 150 toques, contando letras, espaços e pontuação) e minicontos (alguns estipulando 300 palavras; outros, 600 caracteres).

Elementos da narrativa

  • personagens;
  • narrador ou foco narrativo;
  • acontecimento;
  • tempo;
  • espaço;
  • modo;
  • causa;

Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história. Uma narrativa é um tipo de texto descritivo de histórias fictícias ou reais, com personagens inseridos em determinados tempo e espaço.

Nessa pesquisa diacrônica visita-se a obra de autores como Augusto Monterroso, autor de “O dinossauro”, conhecido como menor e mais famoso miniconto do mundo, Raymond Carver, norte-americano apontado como ícone minimalista da literatura, e Dalton Trevisan, responsável pela canonização desse tipo de texto no Brasil.

Resposta verificada por especialistas
Maioridade provavelmente é o título de um pequeno texto que transmite uma ou mais reflexões ao leitor. Sendo assim, Maioridade é um microconto.

Lembra o microconto do autor de origem hondurenha Augusto Monterroso: “Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá”. Quando acordarmos, veremos que, de fato, eles ainda estão aqui. Há um dinossauro em cada árvore, gaiola ou galinheiro do mundo.

O Guatemalteco AUGUSTO MONTERROSO foi o autor do mais famoso miniconto escrito em apenas 37 (trinta e sete) letras: “Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá”.

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)

Bassini: Microcontos são contos de aproximadamente uma frase ou duas (o tamanho dela é bem variável), mas prefiro aqueles que têm no máximo 140 caracteres.

Parte-se da concepção de que os antecedentes dessa forma literária se encontram no século XIX, notadamente em autores como Raul Pompéia e Machado de Assis, mas a sedimentação de seu discurso dialoga com o modernismo de 1922 e a poesia marginal da década de 1970.

O desfecho do miniconto de maneira geral não explica ou dá detalhes para os leitores. O miniconto é uma versão muito reduzida do conto. Ele apresenta sua narrativa inteira dentro de apenas uma linha. Todo o contexto desse gênero é feito com o mínimo de palavras possíveis.

Continuar lendo Quem criou o miniconto?