Quais são os elementos de coesão textual?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Os elementos da coesão — preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais — deixam claro qual é a relação lógica entre cada ideia, dando ao leitor uma indicação do rumo que a frase vai tomar.

O que são elementos coesivos?

  • Conjunções.
  • Preposições.
  • Pronomes.
  • Advérbios.
  • Locuções adverbiais.

A coesão textual é a conexão linguística que permite a amarração das ideias dentro de um texto. Ela permite a eficiência na transmissão da mensagem ao interlocutor e, por consequência, o seu entendimento.

sabe, distinguem cinco mecanismos de coesão: referência (pessoal, demonstrativa, comparativa), substituição (nominal, ver- bal, frasal), elipse (nominal, verbal, frasal), conjunção (aditiva, adversativa, cau- sal, temporal, continuativa) e lexical (repetição, sinonímia, hiperonímia, uso de no- mes genericos; colocação) ...

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Exemplos de coesão referencial em frases
- Vitória chorou. Ela não gosta de ser contrariada. Nesse caso, Vitória é o termo referente na oração. A cada vez que for preciso retomar esta palavra, pode-se usar termos parecidos ou sinônimos como o pronome “ela”, ou “a garota” ou outras opções desde que haja sentido.

A coerência temática ocorre quando não há fuga do tema. A coerência pragmática está associada aos elementos extralinguísticos. A coerência estilística acontece quando o texto utiliza a variedade linguística adequada. A coerência genérica diz respeito ao uso adequado do gênero textual.

São eles: coerência sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. A coerência textual é um elemento imprescindível para um bom texto. Ela está relacionada com os sentidos da redação, ou seja, com os recursos que garantem à escrita maior inteligibilidade e organização argumentativa.

A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

Ao começar o seu desenvolvimento, use conectivos entre os argumentos apresentados e, sempre que for preciso, faça uso da coesão referencial. Por fim, invista em termos conclusivos, como “em suma” e “portanto” para demonstrar o fechamento das ideias expostas.

O que é coesão textual
Esses recursos dispõem de dois tipos de coesão no texto: a coesão referencial e a coesão sequencial. Ambos os modelos são de essencial importância para a construção de um bom texto, que deve passar as informações necessárias e ser claro e coeso ao leitor da introdução até o final.

Características da coesão
Representar a articulação entre as ideias nas palavras e nas frases do texto; A finalidade principal é tornar o texto claro e compreensível; É construída a partir de palavras específicas no texto, que são os elementos coesivos.

A coesão textual nada mais é do que a maneira como o autor do texto dispõe e organiza suas ideias e argumentos ao longo da redação. Ela diz respeito à utilização de palavras que compõem as frases e parágrafos de maneira a colaborar com a organização geral dessas ideias apresentadas.

Ou seja, a coesão se relaciona aos elementos que estabelecem uma ligação entre as palavras e as frases de um texto — a mensagem em si. A coerência, por sua vez, estabelece uma ligação lógica entre as ideias. Então, se refere ao significo da mensagem e não a estrutura das frases em si.

A relação lógica e harmônica entre os elementos e as ideias de um texto são fundamentais para que ele seja coerente. Quando, por exemplo, a ordem das partes está errada, a escolha dos termos não têm sentido para o tema ou há frases fora do contexto, significa que não há coerência textual.