Quais são os elementos da cidade contemporânea que contribuem para o aumento da qualidade de vida das pessoas?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

A mobilidade urbana, com o planejamento e investimento em transportes coletivos (ônibus, trem, metrô) é essencial para aumentar a qualidade de vida da população, garantindo que ela possa acessar facilmente os serviços da cidade, sejam eles da área da saúde, educação, cultura e outros.

Outro elemento que atrai milhares de pessoas para as cidades é o processo de industrialização e a mecanização das atividades rurais, desencadeando o êxodo rural (migração do campo para a cidade). No entanto, a expansão urbana sem o devido planejamento tem gerado uma série de problemas sociais e ambientais.

Calçadas em boas condições, infraestrutura para bicicletas, mobiliário urbano e sinalização para todos os usuários estão entre os elementos que podem compor uma rua completa.

A cidade contemporânea encontra nos fenômenos de estetização e espetacularização um mecanismo poderoso de controle simbólico da produção e da ocupação de sua paisagem arquitetônica e de seus espaços coletivos.

Melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maior fluxo imigratório e maiores taxas de natalidade são fatores que influenciam no crescimento populacional.

A seguir, mostraremos 10 maneiras para melhorar a sua qualidade de vida:

  1. 1- Durma bem. ...
  2. 2- Pratique uma alimentação saudável. ...
  3. 3- Movimente-se. ...
  4. 4- Cuide da mente. ...
  5. 5- Mantenha a hidratação em dia. ...
  6. 6- Viaje sempre que possível. ...
  7. 7- Não passe nervoso.

Dicas para melhorar a qualidade do ar em ambientes urbanos

  1. Utilize mais o Transporte Público.
  2. Que tal começar a pedalar?
  3. Dê preferência ao biocombustível.
  4. Compartilhamento de veículo.
  5. Plante mais árvores.
  6. Reutilize, recicle e reduza.

Rede urbana e hierarquia urbana
A hierarquia das cidades ou centros urbanos é determinada pela ordem de importância e grau de influência que exercem em uma determinada região do território. No nível mais alto da hierarquia urbana estarão as maiores e mais desenvolvidas cidades de um país.

3 pontos essenciais para o desenvolvimento de cidades inteligentes

  1. Educação. Apesar de existirem muitos projetos de cidades inteligentes em andamento, a tendência é nova e as cidades devem ser educadas para entender o significado e saber implementá-las. ...
  2. Visão. ...
  3. Governo inteligente.

Existem dois principais tipos de fatores que se associam ao processo de urbanização: os fatores atrativos e os fatores repulsivos.

Entende-se que a população urbana depende para o seu bem estar, não só de educação, cultura, equipamentos públicos, mas também de um ambiente com qualidade, e a vegetação quando presente, interfere positivamente na qualidade de vida dos habitantes da cidade.

Grandes edifícios, trânsito de pedestres e veículos, poluição sonora, visual e principalmente do ar, são os componentes das paisagens urbanas. Neste local o clima difere consideravelmente do ambiente natural, pois existe uma maior concentração de poluentes, o que pode provocar diversas doenças à população.

Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.

A cidade contemporânea possui uma dualidade persistente, na qual se estabelece a desigual coabitação dos que têm acesso aos bens, serviços e infraestrutura que a cidade oferece e dos que margeiam essa realidade e “usufruem” da cidade de maneira excludente.

Na cidade contemporânea, observam-se novas formas enunciativas culturais da territorialidade urbana que, operando em um outro contexto da dimensão sociocultural, questionam e aportam novas construções conceituais da espacialidade urbana.

Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte etc), pela concentração de atividades econômicas dos setores secundário, terciário etc. As atividades primárias (agricultura, pecuária) são desenvolvidas na zona rural.

Será mostrado, também, que existem dois grandes tipos de crescimento territorial urbano, o intensivo e o extensivo, que se distinguem em suas características, causas e consequências.

A cidade, em seu processo de crescimento permite reconhecer várias etapas. A primeira é a expansão: a cidade cresce transformando o solo rural em urbano. A segunda é a consolidação, onde se ocupam alguns lotes, se abrem algumas ruas, se constroem as casas, se estendem as redes urbanas.