Quais são os elementos colocados em oposição?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Oposição: “mas”, “porém”, “contudo”, “todavia”, “entretanto”, “no entanto”.

Conectivos de oposição, contraste, restrição, ressalva
CONECTIVOS: Pelo contrário, em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo, todavia, entretanto, no entanto, embora, apesar de, ainda que, mesmo que, posto que, ao passo que, em contrapartida.

Conjunções adversativas exprimem a ideia de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante.

2) Conjunção coordenativa adversativa ou opositiva - apresenta relação de contraste ou ressalva entre os termos da oração. Principais conjunções alternativas: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, contudo. Exemplos: Carlos caiu, mas não se machucou.

Veja alguns exemplos: apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, desde que, visto que, ainda que etc. As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem.

São divididas em cinco tipos: Conjunções aditivas. Conjunções adversativas. Conjunções alternativas.

Conjunções coordenativas adversativas estabelecem relação de oposição. As principais conjunções coordenativas adversativas são “mas”, “porém”, “contudo”, “todavia”, “entretanto”. Exemplos: “Havia flores no jardim, mas estavam murchando.”

A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

As frases de oposição são aquelas que, como o nome indica, apresentam duas ideias opostas. Para isto, são empregadas as conjunções adversativas, que ligam dois termos de uma oração, porém ressaltando uma oposição entre eles. Exemplos de frases de oposição: Vanessa queria ir à praia, mas estava chovendo muito.

Locução conjuntiva

  • Conjunções aditivas - expressam soma.
  • Conjunções adversativas - expressam oposição.
  • Conjunções alternativas - expressam alternância.
  • Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
  • Conjunções explicativas - expressam explicação.

O que é Oposição:
É fazer objeção diante de qualquer fato. Ser opositor é ser antagônico. Na área jurídica, oposição é a intervenção de terceiros em um processo alheio e será terceiro até que intervenha na demanda, pois ao intervir converte-se em parte do processo.

Significado de Oposição
Argumentação contrária a; exposição de argumentos que são opostos aos da pessoa que argumenta: a oposição do aluno convenceu o professor. [Política] Contrário ao governo; que se opõe ao governo em vigor: partidos de oposição.

Conjunções adversativas são conjunções coordenativas que expressam oposição. As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir." FONTE BIBLIOGRÁFICA: ERSE, Ricardo do Amaral.

Conjunção Adversativa e a Vírgula
A vírgula antecede obrigatoriamente uma conjunção adversativa, assim como ocorre com as demais conjunções. Nesses casos, a vírgula é utilizada para separar as orações de um período. O objetivo do emprego da vírgula é indicar o segmento do período.

b) Comparativas – são aquelas que iniciam uma oração que expressa uma comparação: que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto, tão), como, assim como, bem como, como se, que nem: Exemplos: Era mais simpática do que bonita.

As conjunções podem ser divididas em: subordinativas, as quais conectam duas orações, sendo que uma delas é fundamental para a construção do sentido completo da outra; e coordenativas, que ligam elementos independentes, ou seja, unem orações ou termos de idêntica função gramatical detentores de sentido completo.

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

Nem é uma conjunção coordenativa copulativa (ou aditiva) e corresponde à conjunção e na negativa, ou seja, equivale a e não.

Estabelecem relação de oposição entre as orações ou os termos conectados. Como exemplos de conjunções adversativas, temos “mas”, “porém”, “todavia”, “contudo” e “senão” (quando possui significado de “mas”), entre outros.