Quais são os elementos coesivos?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Os conectores são os elementos coesivos que fazem a coesão entre as frases. Eles instituem as relações de dependência e conexão entre os termos. Esses elementos são formados por conjunções, preposições e advérbios conectivos.

São cinco os tipos de coesão: por referência, por substituição, por elipse, por conjunção e pelo léxico.

Os recursos coesivos são um conjunto amplo de mecanismos linguísticos usados para o estabelecimento de relações de sentido entre as partes de um texto verbal, tanto na modalidade oral quanto na escrita.

Exemplos de recursos coesivos
Pronomes relativos: que, a qual, o qual, cujo, quem, onde, etc. Advérbios: aqui, aí, lá, onde, assim, abaixo, adiante, fora, mais, menos, agora, logo, antes. Palavras denotativas: apenas, eis, ainda, só, afinal, agora, também, até, mesmo, inclusive, menos, exceto, fora, etc.

Entre os principais recursos que correspondem a coesão de um texto estão as palavras de transição, que são formadas por preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais. Exemplo: “inicialmente”, “primeiramente”, “além disso”, “do mesmo modo”, “bem como”, “enfim”, “dessa forma”, “ou seja”, e etc.

A mensagem de um texto é coerente quando ela faz sentido e é comunicada de forma harmoniosa, de forma que haja uma relação lógica entre as ideias apresentadas, onde umas complementem as outras.

A coesão se refere aos mecanismos gramaticais ou lexicais que permitem a ligação entre elementos da estrutura linguística de um texto. Já a coerência tem relação com o(s) sentido(s) desse texto. Portanto, os mecanismos de coesão podem auxiliar na formação do(s) sentido(s).

Significado de Coeso
[Figurado] Que segue um princípio lógico; que possui nexo; coerente. [Figurado] Que pensa ou se comporta com coerência, lógica.

A coesão sequencial é responsável por criar as condições para a progressão textual. De maneira geral, as flexões de tempo e de modo dos verbos e as conjunções são os mecanismos responsáveis pela coesão sequencial nos textos.

Ao começar o seu desenvolvimento, use conectivos entre os argumentos apresentados e, sempre que for preciso, faça uso da coesão referencial. Por fim, invista em termos conclusivos, como “em suma” e “portanto” para demonstrar o fechamento das ideias expostas.

A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões de um texto, permitindo ao leitor identificar os termos a que se referem. O termo chamado de referente é o que indica a entidade ou situação a que quem fala se refere.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

* Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante – Estabelecem oposição entre dois enunciados, ligando apenas elementos que não se opõem entre si.

Termos anafóricos são aqueles que resgatam uma palavra citada anteriormente no texto. A anáfora pode exercer diferentes funções: criar efeitos estéticos (caso comum na poesia, que utiliza a figura de linguagem de repetição para dar ênfase em uma ideia) ou contribuir na coesão do texto.

Os 6 tipos de coerência que vão te ajudar na redação do Enem

  • Coerência sintática. Esse tipo de coerência diz respeito à construção das frases, buscando que todos os elementos da oração estejam dispostos na ordem correta. ...
  • Coerência semântica. ...
  • Coerência temática. ...
  • Coerência pragmática. ...
  • Coerência estilística. ...
  • Coerência genérica.

Os conectivos são elementos essenciais no desenvolvimento dos textos, uma vez que estão relacionados com a coesão textual. Assim, se forem mal-empregados, reduzem a capacidade de compreensão da mensagem e comprometem o texto.