Quais são os efeitos negativos da caminhada?

Perguntado por: lmota . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

“É comum ver lesões de quadril e joelho pela prática da caminhada sem o fortalecimento dos músculos. Se a intensidade da atividade está alta e a massa muscular não está pronta para aquilo, vão aparecer problemas”, alerta Braga.

A desvantagem de andar é que existem exercícios mais eficazes. Caminhar é prazeroso, mas suas metas de condicionamento físico podem exigir uma atividade mais intensa que queima mais calorias.

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento.

A caminhada é, antes de tudo, um exercício para suas pernas, e ajuda a fortalecer suas coxas, glúteos e panturrilhas. Como esses músculos funcionam? Na parte frontal da coxa, o quadríceps estica a perna e dobra a coxa no quadril.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

A caminhada é um dos exercícios mais democráticos que existem, mas ela pode ser contraindicada em caso de lesões ortopédicas, hérnia de disco ou hipertensão. Sentir dores, tonturas ou mal-estar durante a atividade física não é normal, por isso você deve parar imediatamente e procurar auxílio médico.

Efeitos da caminhada em diferentes horários
Por isso, caminhar à noite pode ser ideal para quem quer ganhar massa muscular. Por outro lado, fazer a atividade pela manhã é mais aconselhável para quem deseja perder peso. Os níveis mais altos de hormônios que são produzidos nesse horário aumentam a queima calórica.

É o que indica a mais nova recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). De acordo com a entidade, adultos devem realizar de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana. Simplificando: 22 a 43 minutos por dia.

Já de um ponto de vista comportamental, caminhar de manhã pode ser a melhor opção, pois, é uma forma de “tirar as obrigações de vez”. Ao se exercitar logo durante a manhã, você pode perder aquela sensação de fadiga ao pensar que, ao fim do dia, terá que praticar alguma atividade física.

Fazer alongamentos
Se o esforço foi ligeiro durante a sessão de Caminhada, faz o alongamento dos músculos imediatamente após a sessão. Caso contrário, mais vale fazê-lo após várias horas, ou até no dia seguinte, para favorecer uma melhor recuperação.

Logo ao acordar, 30 a 40 minutos antes do exercício, aposte nos carboidratos de baixo índice glicêmico – aqueles que liberam o açúcar no sangue de forma gradativa – garantindo energia por toda a atividade. Pão integral, iogurte desnatado sem açúcar e frutas com aveia são boas opções.

Caminhada em jejum faz emagrecer mais rápido
A prática de atividade física aeróbica em jejum auxilia no processo de emagrecimento, porque a fonte de energia usada é a gordura acumulada no corpo. Desse modo, é possível queimar gordura e aumentar o gasto calórico.

Por ser uma atividade mais intensa, correr promove um gasto calórico maior. A corrida, ao contrário da caminhada, é uma atividade que exige mais planejamento de treino, pois precisa de um condicionamento físico maior.

"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

A tensão e as dores nas pernas acontecem devido a um desequilíbrio muscular. Principalmente entre os músculos da panturrilha muito fortes e a região da frente da tíbia fraca. Os caminhantes que caminham muito rápido ou que sobem muitas ladeiras sem dúvida são mais propensos a essa lesão.