Quais são os efeitos colaterais do venlafaxina?

Perguntado por: onovais6 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A venlafaxina pode apresentar efeitos: Muito comuns: como insônia, tontura, náuseas, sedação, dores de cabeça, suor excessivo e constipação.

Para minimizar os efeitos de retirada de medicamentos como o Venlafaxina, geralmente fazemos um desmame, que constitui numa redução gradual da dose até a suspensão completa da mesma. O tempo de desmame depende da dose que vem sendo empregada.

A venlafaxina é um antidepressivo indicado para o tratamento de transtornos psicológicos, como depressão, ansiedade ou síndrome do pânico, pois age inibindo a recaptação da serotonina e noradrenalina, que são substâncias responsáveis pela comunicação entre os neurônios e regulação do humor, do sono, do apetite, atenção ...

A venlafaxina, em algumas pessoas, pode levar a insônia ou, mesmo não tendo insônia, a uma sensação de noite mal dormida, com sonolência diurna. Entretanto, este efeito nem sempre ocorre e, em algumas pessoas, ela pode mesmo causar sonolência e, nestes casos, ela pode ser administrada à noite.

Geralmente iniciamos o uso pela manhã, após o café da manhã e mantemos em dose única, quando a dose precisa ser fracionada( por conta de efeitos colaterais, por exemplo) a indicação é que se use parte de manhã e parte no horário do almoço ou início da tarde.

A venlafaxina é um novo antidepressivo, de potente ação bloqueadora da recaptação de noradrenalina e serotonina, de modo que, poderá elevar a tensão arterial (TA) de pacientes normotensos, geralmente em níveis não patológicos sem, portanto, implicar em repercussões clínicas significativas.

A venlafaxina pode aumentar a PA(Pressão Arterial), devido á sua ação adrenérgica.

Sono é um dos efeitos colaterais de alguns analgésicos
“Algumas pessoas são sensíveis aos efeitos secundários dos medicamentos e podem sofrer com excesso de sono. Alguns princípios ativos atuam no sistema nervoso central e diminuem os reflexos, causando sonolência”, afirma o neurologista Shigueo Yonekura.

Mecanismo de ação. A venlafaxina potencializa a atividade do neurotransmissor Serotonina e Noradrenalina no Sistema nervoso central e no corpo. A venlafaxina é um tipo de antidepressivo chamado inibidor seletivo da recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRN).

Não se deve tomar venlafaxina um dia sim e um dia não. Dificilmente algum médico orientaria isto e, se orientou estava errado. A venlafaxina, pela sua permanência no cérebro e no organismo, deve ser tomada diariamente. O uso desta forma possivelmente levará a sintomas de retirada.

Hipomania, ansiedade, agitação, nervosismo, confusão, insônia ou outros distúrbios do sono, fadiga (sensação de cansaço), sonolência, parestesia (formigamento), tontura, convulsão, vertigem, cefaleia (dor de cabeça), sintomas de gripe, tinido, coordenação e equilíbrio prejudicados, tremor, sudorese, boca seca, anorexia ...

Os resultados de eficácia das Revisões Sistemáticas sugerem uma discreta superioridade da Venlafaxina em relação à Fluoxetina. Quanto à segurança verificou-se a incidência de efeitos adversos, sendo na maior parte dos estudos demostrada inconclusiva ou moderadamente desfavorável a Venlafaxina.

Transtorno do pânico
Recomenda-se que a dose de 37,5 mg/dia de Cloridrato de Venlafaxina seja usada por 7 dias.

O efeito da venlafaxina não se altera sendo tomada com ou sem alimentos.

em média, a venlafaxina leva 2 semanas para sair de seu organismo. Os efeitos da retirada dessa medicação sao muito ruins. Assim, converse com seu médico sobre esquemas graduais de redução de dose.

Por quanto tempo dura a síndrome de abstinência da venlaflaxina? Por volta de 1-2 semanas geralmente isso melhora bastante.