Quais são os efeitos colaterais do rivaroxabana?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Dores abdominais ou gastrintestinais; Indigestão, náusea, constipação, diarreia, vômito; Aumento da temperatura do corpo (febre), inchaço nos membros (edema periférico); Fraqueza e cansaço (diminuição generalizada da força e da energia);

Sempre use Xarelto® (rivaroxabana) exatamente como informado por seu médico. A dose usual é um comprimido (2,5 mg) duas vezes ao dia. Procure ingerir o comprimido mais ou menos no mesmo horário a cada dia (por exemplo, um comprimido pela manhã e outro à noite). Tome também ácido acetilsalicílico uma vez ao dia.

Para evitar esse tipo de complicação, preparei uma lista de bolso dos cuidados para quem toma esse tipo de medicação. Devido à predisposição a sangramentos maiores e hematomas, é aconselhável que durante o tratamento se evitem atividades de levem ao risco de traumas como: jogar futebol, jogar volei e praticar luta.

Durante as primeiras 3 semanas de tratamento agudo, Rivaroxabana 15 mg deve ser tomado 2 vezes ao dia. Após as primeiras 3 semanas, o tratamento com Rivaroxabana deve ser continuado com 20 mg uma vez ao dia. Após pelo menos 6 meses de tratamento, Rivaroxabana 10 mg ou 20 mg deve ser tomado uma vez ao dia.

Assim como outros medicamentos com ação semelhante (agentes antitrombóticos), Xarelto® (rivaroxabana) pode causar sangramentos, que podem ser potencialmente fatais. O sangramento excessivo pode levar a uma anemia e a uma queda brusca da pressão arterial (choque).

Os pacientes que receberam Xarelto, conhecido genericamente como rivaroxabana, tiveram uma redução de 28% nas chances de desenvolver coágulo sanguíneo na perna, conhecido como trombose venosa profunda, relataram Alex Spyropoulos e colegas do Northwell no Journal of the American College of Cardiology.

A recomendadação da nova diretriz europeia sobre uso de anticoagulantes modernos em pctes com FA diz o seguinte: – o rivaroxaban deve ser ingerido junto com alimentos. – dabigatran e apixaban – tanto faz serem ingeridos em jejum ou com alimentos.

A rivaroxabana é rapidamente absorvida, atingindo concentrações máximas (Cmáx) 2 a 4 horas após a ingestão do comprimido. A ingestão com alimentos não afeta a AUC ou o Cmáx de rivaroxabana na dose de 10 mg. A dose de 10 mg de rivaroxabana pode ser tomada com ou sem alimento (ver Posologia).

Hemin: pode aumentar o efeito anticoagulante dos anticoagulantes; Agentes anti-inflamatórios não esteróides: podem aumentar o efeito anticoagulante dos anticoagulantes; Agentes antiinflamatórios não esteróides (não seletivos): Podem aumentar o efeito adverso/tóxico de Rivaroxabana.

Outros remédios para coagulação como a rivaroxabana (Xarelto ®), dabigatrana (Pradaxa ®), edoxabana (Lixiana ®), apixabana (Eliquis ®), enoxaparina (Clexane ®, Versa ®), foundaparinoux (Arixtra ®) não possuem interação importante com alimentos, portanto não há restrição alimentar e nem dieta específica para as pessoas ...

Anticoagulantes à base de rivaroxabana, apixabana, dabigatrana, endoxabana, são proibidos para mulheres que estão amamentando, pois passam pelo leite numa quantidade que traz risco de sangramentos sérios para o bebê.

O uso de anticoagulantes tem como efeito colateral o risco de sangramento, o sangramento leve, como epistaxe, hematomas, sangramento gastrointestinal lento, geralmente pode ser tratado de forma conservadora usando medidas hemostáticas locais.

O paciente que faz uso de algum medicamento anticoagulante precisa sempre estar atento a vários fatores da sua rotina, a fim de levar uma vida saudável, sem nenhuma complicação. Os cuidados, portanto, vão desde uma alimentação equilibrada até a mudança de alguns hábitos.

Preferível, não sem riscos, ficar 1 dia sem tomar o medicamento, do que ingerir dose maior que a permitida em intervalo muito pequeno de tempo, pois pode trazer risco de sangramento. Aqui é importante respeitar a dose máxima de um comprimido ao dia.

Além disso, o efeito desse tipo de anticoagulante deve ser sempre monitorado através de exames de sangue. O mais importante deles é a dosagem do Tempo de atividade da Protrombina (INR ou RNI). É através deste exame que seu médico consegue dizer se o medicamento está exercendo seu efeito corretamente ou não.

O Genérico do Xarelto tem como objetivo inibir a formação de coágulos nos vasos sanguíneos. A Rivaroxabana, princípio ativo do medicamento, é parte de um grupo de medicamentos antitrombóticos, que evitam o aparecimento da trombose.

Interação Medicamentosa
Alguns medicamentos também interferem na ação do anticoagulante. Podem aumentar ou reduzir o seu efeito. Exemplos clássicos que aumentam bastante o efeito do anticoagulante são a Aspirina e os agentes anti-inflamatórios, como a Dipirona. Elevam, assim, o risco de hemorragia.

A duração do tratamento varia. Pacientes com fatores de risco transitórios para trombose venosa profunda (p. ex., imobilização, cirurgia) geralmente podem interromper os anticoagulantes após 3 a 6 meses.

O comprimido pode ser ingerido com ou sem alimento. Se você apresentar dificuldades para engolir o comprimido inteiro, converse com seu médico sobre outras formas de tomar Xarelto (rivaroxabana).

Assim como outros medicamentos com ação semelhante (agentes antitrombóticos), Xarelto® (rivaroxabana) pode causar sangramentos, que podem ser potencialmente fatais.

Novos anticoagulantes orais (Pradaxa, Xarelto): Suspender 24 a 48 horas antes do procedimento (se creatinina normal). Reiniciar 24 a 48 horas após o procedimen- to. Heparina de baixo peso molecular (Clexane, Fraxiparina): Suspender 12 horas antes do procedimento. Reiniciar 12 horas após o procedimento.