Quais são os efeitos colaterais do maleato de dexclorfeniramina?

Perguntado por: dperes3 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Sonolência leve a moderada é o efeito adverso mais frequente do maleato de dexclorfeniramina. Outros possíveis efeitos colaterais dos anti-histamínicos incluem reações cardiovasculares, hematológicas, neurológicas, gastrintestinais, geniturinárias e respiratórias.

O maleato de dexclorfeniramina, como os demais anti-histamínicos, não deve ser usado em prematuros ou recém-nascidos e em pacientes que estão fazendo uso de inibidores da monoaminoxidase (IMAOs). Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos.

Maleato de Dexclorfeniramina, para o que é indicado e para o que serve? Maleato de Dexclorfeniramina é indicado para alergia, prurido, rinite alérgica, urticária, picada de inseto, conjuntivite alérgica, dermatite atópica e eczemas alérgicos.

Contraindicações de Maleato de Dexclorfeniramina
O medicamento não é indicado para: Pacientes que possuem alergia ou hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula; Não deve ser usado por recém nascidos ou pacientes que fazem o uso de inibidores de monoaminoxidase.

Adultos e crianças maiores de 12 anos
Não ultrapassar a dose máxima de 12mg/dia (ou seja, 6 comprimidos/dia). Maleato de Dexclorfeniramina comprimidos revestidos não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Após administração oral de 2mg de maleato de dexclorfeniramina, seu início de ação ocorre em 30 minutos. A dexclorfeniramina possui ação anti-histamínica mais prolongada, com duração de até 48 horas.

O maleato de dexclorfeniramina + betametasona como outros medicamentos contendo corticoides, pode mascarar alguns sinais de infecção e novas infecções podem surgir durante sua administração. Quando os corticosteroides são usados, pode ocorrer diminuição na resistência ou dificuldade em localizar a infecção.

Isso acontece porque os antialérgicos de primeira geração possuem facilidade para atingir a barreira hematoencefálica, uma estrutura que protege a passagem de substâncias do sangue para o sistema nervoso central do nosso corpo.

maleato de dexclorfeniramina é destinado para alergia, prurido, rinite alérgica, urticária, picada de inseto, conjuntivite alérgica, dermatite atópica (um tipo de inflamação na pele) e eczemas alérgicos (dermatite).

Maleato De Dexclorfeniramina + Sulfato De Pseudoefedrina + Guaifenesina deve ser usado com cautela em pacientes com glaucoma de ângulo fechado, úlcera péptica estenosante, obstrução do duodeno, hiperplasia da próstata ou obstrução do colo da bexiga, doença cardiovascular, glaucoma, hipertireoidismo, diabetes mellitus ...

O maleato de clorfeniramina é um anti-histamínico muito utilizado no tratamento de sintomas alérgicos, principalmente naqueles associados a infecções respiratórias, como é o caso do resfriado comum e de diferentes tipos de gripes.

"Em geral, indicamos a loratadina durante o período em que duram os sintomas, o que equivale a cerca de 10 dias. Ela pode até ser usada por mais tempo, mas não mais que 30 dias. Caso não haja melhora do quadro, o melhor a fazer é procurar o médico para avaliação", sugere a médica.

É efetivo no combate a problemas como asma brônquica grave, rinite alérgica, doenças alérgicas da pele, reações medicamentosas a doenças do soro e doenças alérgicas inflamatórias oculares, além de ajudar em problemas na parte interna dos olhos.

Antialérgicos podem ser anulados se ingeridos com suco de laranja ou toranja. O ferro na forma de medicamento tem efeito reduzido se consumido durante a refeição. E será mais bem absorvido se engolido com suco de laranja, devido ao PH ácido.

O maleato de dexclorfeniramina deve ser utilizado com cuidado em pacientes com glaucoma de ângulo agudo, úlcera péptica estenosante, obstrução piloroduodenal, hipertrofia prostática, asma brônquica, doença cardiovascular incluindo hipertensão e hipertireoidismo.

Em altas doses, pode ocorrer vertigem, dor de cabeça, náuseas, vômitos, sudorese, sede, dor no peito, palpitações, dificuldade para urinar, fraqueza e tensão muscular, ansiedade, inquietação e insônia. Muitos pacientes podem apresentar delírios e alucinações.

Eu recomendo este site: Porque é bom para coceira na pele e não contém corticóide, que uma substância que não pode ser usada sem recomendação médica.