Quais são os efeitos colaterais do Implanon?
Apesar das vantagens, em algumas mulheres, o implanon pode causar reações adversas, como:
- Irregularidade menstrual;
- Sangramento de escape;
- Leve retenção de líquido;
- Leve aumento da oleosidade da pele e da acne;
- Dores leves na cabeça, abdômen e seios;
- Alterações no humor;
- Diminuição da libido;
Quais são as desvantagens do Implanon?
No entanto, assim como todos medicamentos, o Implanon pode apresentar algumas desvantagens em seu uso, como seus efeitos colaterais. Entre eles, a mulher pode presenciar um ligeiro aumento de peso, pele oleosa, acne, aparecimento de manchas na pele, dores de cabeça, alteração de humor e diminuição da libido.
Quais as reações do anticoncepcional Implanon?
Ocasionalmente, no local do implante, poderá ocorrer formação de tecido fibroso (cicatriz) ou desenvolvimento de abscesso. Reações raras: Adormecimento ou sensação de falta de sensibilidade. A expulsão ou migração de Implanon é possível, especialmente se o implante não for inserido adequadamente.
Tem risco do Implanon sair do lugar?
É muito raro o chip anticoncepcional ser expulso ou migrar de lugar. O implante é inserido abaixo da pele (subdérmico), sendo possível sentir o pequeno bastão ao toque do braço. Se houver dúvida sobre a sua localização, é possível realizar uma ultrassonografia ou uma ressonância magnética.
Quanto tempo para o corpo acostumar com o Implanon?
Esse tempo pode durar de 3 a 6 meses. Lembre-se de que ele afetará o funcionamento do seu organismo, por isso é preciso ter um pouco de paciência até que se passe a fase de adaptação. Pode acontecer irregularidade menstrual e escapes de sangue fora do período.
Quem tem Implanon tem período fértil?
Os implantes são uma forma de contraceptivo altamente eficaz. De 100 pessoas que usam o implante como contraceptivo ao longo de um ano, menos de 1 engravidará (1). Compare isso com o uso típico da pílula anticoncepcional (ou seja, não tomá-las idealmente), onde 7 gestações ocorreriam em um ano entre 100 pessoas (1).
Qual o valor do Implanon de 3 anos?
A média de valor do implante de gestrinona é entre R$ 4.200 e R$ 6.000. É um implante absorvível (não precisa do procedimento de retirada) e tem duração aproximada de 6 meses.
Quem tem o Implanon menstrua?
As usuárias de Implanon têm maior probabilidade de ter menstruação ocasional ou ausência dela do que ter menstruação irregular que dure mais do que 8 dias. Implantes: Param de funcionar assim que são removidos. Os hormônios contidos nos implantes não permanecem no corpo da mulher.
O que é melhor anticoncepcional ou Implanon?
O Implanon é seguro? Sim, o chip anticoncepcional é considerado um dos métodos mais eficazes de contracepção da atualidade. Isso por que a sua eficácia ultrapassa os 99% durante os cerca de 3 anos em que o implante segue liberando seu princípio ativo para a corrente sanguínea.
Qual o método contraceptivo mais saudável?
Diante dos resultados, sem considerar a esterilização, que tem eficácia total, podemos destacar a pílula anticoncepcional como o método mais seguro. Ela se mostrou eficaz em 99,9% dos casos.
Qual melhor anticoncepcional ou Implanon?
Implanon é eficaz? O Implanon está entre os métodos mais seguros do planeta, sendo tão ou mais eficaz que o DIU hormonal, o DIU de cobre e até a laqueadura.
Quais os benefícios e malefícios do Implanon?
Como dito no início, o contraceptivo Implanon é um método reversível de longa duração, ou seja, apesar de seu potencial para prevenir a gravidez por até 36 meses, assim que é retirado, sua ação é imediatamente interrompida. Com a suspensão, não há qualquer prejuízo à capacidade reprodutiva da mulher.
Quando o Implanon começa a fazer efeito?
Você acaba de inserir o implante subdérmico liberador de etonogestrel, IMPLANON, e passará por um período de adaptação que ocorre por um período máximo de 6 meses, portanto é importante o acompanhamento e avaliação de seu médico.
O que acontece depois da retirada do Implanon?
No geral, você deve se sentir completamente normal após a retirada do Implanon. Seu braço pode ficar dolorido ou inchado ao redor do local do implante por alguns dias e, por algumas semanas, pode ser que a região pareça machucada.
É normal sentir dor no Implanon?
Após esse processo, a área fica dormente para que o implante anticoncepcional seja colocado. Depois da realização da inserção, é normal que a área fique dolorida por 1 ou 2 dias.
É normal o Implanon coçar?
Durante a inserção ou retirada de Implanon NXT®, pode ocorrer reações vasovagais (por exemplo: queda da pressão arterial, tontura ou desmaio), hematoma, dor, inchaço ou coceira e, em raros casos, infecção.
É normal sentir cólica com Implanon?
Após a inserção podem ocorrer algumas dores semelhantes a cólicas menstruais que, de um modo geral, desaparecem em algumas horas. Os analgésicos podem ser utilizados.
Quem tem direito ao Implanon pelo SUS?
Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, poderão ter acesso ao implante, seja nas instituições diretas ou conveniadas do SUS de todo o País: adolescentes com idade inferior a 17 anos com gestação anterior; dependentes químicas; moradoras de rua; mulheres que tiveram três ou mais partos prévios; portadoras de ...
O que é melhor DIU ou implante?
O DIU Mirena é eficaz por até cinco anos, enquanto o Implanon é eficaz por até três anos. E Tanto o DIU Mirena quanto o Implanon são métodos contraceptivos reversíveis. Após a remoção, a fertilidade geralmente retorna rapidamente – normalmente dentro de um mês para o Implanon e dentro de alguns meses para o DIU Mirena.
Tem como colocar Implanon de graça?
Para ter acesso ao DIU Hormonal e ao Implanon, assim como todos os métodos contraceptivos disponíveis gratuitamente, basta ir até a UBS mais próxima da residência e procurar os grupos de Planejamento Familiar para ter informações e orientações sobre os direitos reprodutivos da mulher e ou do casal.
Quais planos de saúde cobre o Implanon?
Graças aos seus efeitos colaterais e à existência de outros métodos, o implante contraceptivo não está previsto como um procedimento do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).