Quais são os efeitos colaterais do Buscopan?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

As reações adversas mais freqüentes são os efeitos anticolinérgicos, incluindo: boca seca, turvação da vista (distúrbios de acomodação visual), aumento dos batimentos do coração (taquicardia), tontura e retenção urinária. Todavia, tais reações são leves e autolimitadas.

Buscopan® Composto pode provocar pressão baixa, que pode ser dependente da dose. Pode ainda ter seu risco aumentado se você já tiver pressão baixa, desidratação, circulação instável iniciante, insuficiência respiratória (como após a um ataque cardíaco ou politraumatismo) ou febre elevada.

Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais.

O Buscopan pode ajudar a aliviar os sintomas da gastrite? Sim, o Buscopan não é um medicamento específico para o tratamento da gastrite, mas pode ser usado em conjunto com os que são para aliviar dor na barriga e cólica que costumam ser sentidas nessa condição.

A dor/cólica causada pelo excesso de gases no estômago pode ser aliviada com o auxílio de medicações específicas para dores na barriga. O Buscopan da caixinha verde é uma alternativa para ajudar em quadros de dor leve e cólica na região e pode ser consumido por crianças acima de 6 anos e adultos.

Considerado o mais forte de todos, Buscopan Composto é indicado para dores fortes, já que contém 250mg de dipirona monoidratada, além das 10mg de butilbrometo de escopolamina5. Devido a dipirona, o Buscopan Composto tem propriedade analgésica, que faz com que se diminua a percepção da dor.

Butilbrometo de escopolamina age apenas onde a dor e cólicas ocorrem - no abdômen. No Buscopan® Composto, além de Butilbrometo de escopolamina, também contém Dipirona, um analgésico bem reconhecido e efetivo, e portanto oferece uma ação dupla.

Buscopan® promove alívio rápido e prolongado de dores, cólicas e desconforto abdominal. Seu início de ação no aparelho digestivo ocorre entre 20 e 80 minutos depois de ingerido.

Pode ser indicado para dores de garganta, de cabeça, nas costas, nos músculos, articulares e também cólicas menstruais.

Buscopan® é um medicamento indicado para tratamento das dores e cólicas na região da barriga: como por exemplo estômago, intestino, rins, bexiga e cólicas menstruais. O medicamento atua no relaxamento desses locais e proporciona alívio rápido e prolongado da dor nos órgãos.

A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos revestidos de 10 mg/250 mg, 3 a 4 vezes ao dia. Você não deve usar o produto em altas doses ou por longo tempo, sem prescrição de um médico ou dentista.

O produto não deve ser administrado a pacientes com intolerância conhecida ao butilbrometo de escopolamina e aos derivados pirazolônicos ou com determinadas doenças metabólicas, como porfiria ou deficiência congênita de glicose-6- fosfatodesidrogenase ou granulocitopenia.

A dipirona é indicada principalmente para aliviar dores intensas. Por isso, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto específico para dores na barriga.

O Buscopan, portanto, não trata a causa da infecção urinária, não cura a úlcera péptica nem ajuda a eliminar um cálculo renal ou biliar. Obs2: em muitas das situações citadas acima, o Buscopan não é a melhor opção para alivio da dor. Por isso, ele costuma ser usado em conjunto com anti-inflamatórios ou opioides.

Chá de hortelã
A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência. Além disso, também tem um efeito calmante sobre o fígado, auxiliando ainda mais na digestão.

Não há um horário específico indicado para o uso de Buscopan. Porém, seu uso deve ser feito sem mastigar o comprimido e com água (normalmente um copo cheio).

A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos revestidos de 10mg/250mg, 3 a 4 vezes ao dia. Buscopan Composto não deve ser utilizado em altas doses ou por longos períodos de tempo sem a prescrição de um médico ou dentista.