Quais são os efeitos colaterais da medroxiprogesterona?

Perguntado por: olancastre8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

As reações adversas mais frequentemente reportadas (> 5%) foram aumento de peso (69%), redução de peso (25%), dor de cabeça (16%), nervosismo (11%), dor ou desconforto abdominal (11%), tontura (6%) e redução na libido (6%). *Eventos adversos identificados pós-comercialização.

Acetato de Medroxiprogesterona Suspensão Injetável 160 mg/mL é contraindicado em pacientes com as seguintes condições: grávidas ou com suspeita de gravidez; a pacientes com sangramento vaginal de causa não diagnosticada; a pacientes com disfunção hepática grave; a pacientes com hipersensibilidade conhecida ao Acetato ...

Após a interrupção do uso da medroxiprogesterona de depósito, a paciente pode ficar em amenorreia por até 1 ano (média de 7 meses). O retorno da fertilidade (ovulação) também pode ser lento, em média 9 meses após a última injeção.

Suspensão Injetável 150 mg/mL
As reações adversas mais frequentemente reportadas (> 5%) foram aumento de peso (69%), redução de peso (25%), dor de cabeça (16%), nervosismo (11%), dor ou desconforto abdominal (11%), tontura (6%) e redução na libido (6%).

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Quais são os sinais de que o anticoncepcional faz mal à sua saúde?

  1. Alterações no fluxo menstrual. ...
  2. Perda de libido. ...
  3. Redução na lubrificação vaginal. ...
  4. Inchaço e sensibilidade nas mamas. ...
  5. Anticoncepcional faz mal ao sistema cardiovascular. ...
  6. Diversos sintomas físicos. ...
  7. Aumento na quantidade de espinhas. ...
  8. Alterações no humor.

Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Pontos negativos do anticoncepcional injetável

  • Pode causar irregularidades em seu ciclo menstrual;
  • Pode afetar o peso;
  • Pode demorar um ano para que sua menstruação e fertilidade voltem após parar a injeção;
  • Pode causar efeitos colaterais, como perda de cabelo, diminuição da libido, alterações de humor e dores de cabeça.

Não há relato de que o uso continuado de Acetato de Medroxiprogesterona intra-muscular a cada três meses como método anticoncepcional esteja relacionado à menopausa precoce. No entanto, embora não haja impacto permanente na função endócrina, o retorno à fertilidade pode ser retardado após a parada da medicação.

Este medicamento pode interromper a menstruação por período prolongado e/ou causar sangramentos intermenstruais graves. Não é normal ocorrer sangramento contínuo ou abundante em exagero; nesse caso, procure seu médico imediatamente. Informe ao seu médico se você tem ou teve depressão.

A dose recomendada é de 104 mg. Acetato de Medroxiprogesterona Suspensão Injetável 160 mg/mL deve ser administrado por injeção subcutânea na parte anterior da coxa ou no abdômen a cada 3 meses (12 - 14 semanas). A dose não deve ser ajustada por peso corpóreo.

3. Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

No caso da injeção anticoncepcional trimestral, ela é composta apenas de hormônio progesterona, podendo ser utilizada até por mulheres lactantes. Um dos diferenciais da injeção trimestral é que a mulher deixa de apresentar ciclos menstruais, livrando-se do incômodo da menstruação.

É comum nos primeiros meses de utilização, mas também pode ocorrer após algum tempo de uso de contraceptivo injetável. Tais sangramentos podem ser temporários e, normalmente, não são sinais de nenhum problema grave. É importante continuar a utilizar as injeções de acordo com a programação.

Como age. produz mudanças antiproliferativas no endométrio. Inibe a secreção de gonadotrofinas pela hipófise, impedindo assim a maturação folicular e a ovulação.

Lista de anticoncepcionais que mais causam trombose
Apesar disso, especialmente quem apresenta fatores de risco deve ficar alerta e evitar marcas de anticoncepcionais combinados, como: Selene. Diane. Allestra.

Trimestrais: Depoprovera. A injeção anticoncepcional pode ser um combinado de estrogênio e progesterona (todas as mensais) ou ser só de progesterona (trimestral – depoprovera).

De acordo com o Nacional Cancer Institute (NCI), o uso deste método pode diminuir ligeiramente o risco de câncer de endométrio e de ovário, mas seu uso a longo prazo pode aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama, fígado e colo do útero.

As medicações que diminuem a eficácia das pílulas são os anticonvulsivantes carbamazepina, fenobarbital, fenitoína, topiramato e lamotrigina”, explica a ginecologista. Com isso, se você faz uso de algum desses remédios, é preciso aliar ao uso da camisinha feminina e masculina, para evitar gravidez indesejada.

Acetato de Medroxiprogesterona Suspensão Injetável 150 mg/mL suspensão injetável é indicado como contraceptivo. É um anticoncepcional injetável de ação prolongada, que deve ser administrado em intervalos de 12 a 13 semanas, sendo no máximo a cada 13 semanas (91 dias).

A partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito? Para que o corpo feminino possa se adaptar totalmente as pílulas, leva o tempo de três cartelas, ou seja, três meses. É possível que o ciclo menstrual possa se mostrar mais ameno a partir da segunda ou terceira menstruação.