Quais são os efeitos colaterais da amilorida?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O cloridrato de amilorida + hidroclorotiazida em geral é bem tolerado. Os efeitos adversos comuns (entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) incluem cefaleia, fraqueza, náusea/falta ou perda de apetite, erupção cutânea ou tontura.

O cloridrato de amilorida geralmente inicia sua ação até duas horas após a administração oral. Seu efeito sobre a excreção de eletrólitos atinge o máximo entre 6 e 10 horas e dura cerca de 24 horas. Os níveis plasmáticos máximos são obtidos em 3 a 4 horas e a meia-vida plasmática varia de 6 a 9 horas.

como diurético, interfere com a reabsorção de sódio nos rins (tubulos distais) levando à excreção de sódio e água e à retenção de potássio. Como anti-hipertensivo, reduz o volume líquido e o débito cardíaco baixando a pressão.

O Diupress® (clortalidona + cloridrato de amilorida) aumenta a eliminação de água, sódio e cloro pelos rins, aliviando o acúmulo de água no organismo. Os medicamentos que apresentam esse mesmo modo de ação são chamados de diuréticos.

Diuréticos poupadores de potássio
Na prática médica, o diurético poupador de potássio mais utilizado é a espironolactona, também conhecida pelo seu nome comercial Aldactone. A dose habitual da espironolactona para hipertensão arterial é de 25 mg a 50 mg por dia em dose única diária.

A furosemida é o diurético mais potente no mercado. Para se ter uma ideia, em pessoas normais apenas 0,4% do sódio filtrado nos rins sai na urina, os 99,6% restantes retornam para o sangue. Com o início da furosemida, a quantidade de sódio excretada salta para 20%, um aumento de mais de 50 vezes.

O Furosemida é um remédio com potente ação diurética, indicado para tratamentos de doenças renal, cardíaca e hepáticas.

Os diuréticos de alça são mais indicados para insuficiências cardíacas de gravidade moderada a grave. Diuréticos tiazídicos, tais como hidroclorotiazida, que têm efeitos mais leves e podem reduzir a pressão arterial, podem ser prescritos em especial para pessoas que também têm hipertensão arterial.

Os estudos clínicos não demonstraram que a combinação de amilorida com hidroclorotiazida aumente o risco de reações adversas além daquelas observadas com cada um dos componentes da associação isoladamente.

As reações adversas mais comuns com o uso de Hidroclorotiazida são:

  • Tontura;
  • Dor próximo do estômago;
  • Vômito;
  • Calafrios;
  • Náuseas;
  • Sangramentos.

O efeito diurético começa dentro de cerca de 2 horas, o efeito máximo é alcançado após cerca de 4 horas e dura cerca de 6 – 12 horas.

O cloridrato de amilorida + hidroclorotiazida é indicado para o tratamento da hipertensão (pressão alta), edema (inchaço dos tornozelos, pés e pernas causados pela retenção de água) ou ascite (acúmulo de água no abdômen) decorrente de cirrose (doença hepática).

De 2 a 12 anos de idade: dose de 25 a 100 mg, administrada em duas tomadas. A dose pediátrica diária usual deve ser baseada em 2 a 3 mg/kg de peso corporal, ou a critério médico, dividida em duas tomadas.

Por motivos óbvios, a hidroclorotiazida não deve ser prescrita para nenhum paciente com as alterações hidreletrolíticas descritas anteriormente. Se o paciente tem um potássio sanguíneo baixo, o diurético só irá agravar a situação. O diurético também não deve ser administrados em pacientes desidratados ou hipotensos.