Quais são os drenos de sistema aberto?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O Dreno Tubular faz parte do Sistema de Drenagem Aberta (Inclusos o tipo laminar e tubular), e devem ser mantidos ocluídos com bolsa estéril (descartável ou karaya) ou com gaze estéril por 72 horas. Após esse período, a manutenção da bolsa estéril fica a critério médico.

O Dreno de Sucção de Sistema Fechado, ou conhecido popularmente como Dreno de Portovac, é um sistema de drenagem fechado que utiliza de uma leve sucção (vácuo), apresentando um aspecto de sanfona.

O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.

Um sistema aberto pode trocar energia e matéria com as vizinhanças . Exemplos de um sistemas aberto são os motores de automóveis e o corpo humano . Um sistema fechado tem uma quantidade fixa de matéria, mas pode trocar energia com as vizinhanças .

Sistemas aberto é formada pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas param se afeiçoar-se à essas transformações para garantir sua sobrevivência.

TIPOS MAIS COMUNS DE DRENOS ¢ Dreno torácico selo d'água (Sistema drenagem fechado) ¢ Dreno Portovac (sanfona) ¢ Dreno de penrose (Sistema drenagem aberto) ¢ Dreno com reservatório de Jackson-Pratt (JP).

Classificação dos drenos:
Dreno aberto; Dreno de reservatório; Dreno de sucção fechada; Cateter para drenagem de abscesso.

O dreno de Kehr é introduzido nas vias biliares extra-hepáticas, recomendado para a drenagem externa, descompressão ou após anastomia biliar, como prótese modeladora, devendo ser fixado por meio de pontos na parede duodenal lateral ao dreno, tanto quanto na pele, impedindo sua saída espontânea.

O sistema fechado obedece às leis da física nesse relacionamento com o ambiente. O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas.

Os tipos mais comuns de drenos são: dreno torácico selo d`água sendo sistema fechado de dreno, indicado na presença de colapso pulmonar, Portovac sistema de drenagem fechado, estilo sanfona que utiliza uma leve sucção (vácuo) utilizado para cirurgias que esperam um sangramento pós-operatório ( secreção sanguinolenta), ...

O Dreno de Blake Medicone é um dispositivo de silicone para drenagem de fluidos no período pós-operatório.

É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório.

Aplicações do dreno de penrose
O orifício por onde será aplicado o dreno deve ser amplo o suficiente, e o dreno deve ficar posicionado o mais próximo possível da área a ser drenada, de forma que não deve ser utilizado via incisão cirúrgica, mas, sim, através de uma contraincisão.

A Sonda Uretral Rusch – Modelo Malecot é indicada para uso permanente na cateterização vesical, a fim de esvaziar o conteúdo da bexiga; obtenção de uma amostra de urina estéril; determinação da quantidade de urina residual na bexiga após a micção e permitir a irrigação vesical.