Quais são os dois tipos de queratina?

Perguntado por: lcaetano4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Dois principais grupos conformacionais foram caracterizados: a alfa-queratina, cuja estrutura peptídica forma uma alfa-hélice espiralada consistindo em QUERATINA TIPO I, uma QUERATINA TIPO II e a beta-queratina, cuja estrutura forma um zigue-zague ou estrutura em folhas dobradas.

A escolha do tipo de queratina vai depender da situação em que o cabelo se encontra. O tratamento em gel é para cabelos que já estão com problemas extremos, logo necessitam de um método mais intensivo. Já a queratina líquida é apenas para reparar pequenos danos, por isso o processo é mais rápido.

A Queratina Hidrolisada é uma proteína rica em glicina, cistina, cisteína e aminoácidos essenciais ao cabelo, proporcionando melhor crescimento e fortalecendo os fios. Para quem ama produzir seus próprios cosméticos e fazer suas misturinhas.

A Queratina Hidrolisada Banho de Verniz repõe a massa capilar, controlando a elasticidade. Proporciona ação anti ressecamento deixando os cabelos resistentes a quebra, macios, maleáveis e com brilho.

Pura Queratina – Reconstrução Profunda
Especial para cabelos fracos, danificados, porosos ou quimicamente tratados, ou seja, que tenham perdido a queratina, principal componente do fio de cabelo. Contém aminoácidos, que preenchem os poros, fissuras e recompõe a fibra do cabelo.

A queratina é um componente natural do nosso cabelo: ela forma a estrutura dos fios e também está em outras partes do nosso corpo, como nas unhas e até mesmo na pele. Nos cabelos, ela tem função de proteção e fortalecimento.

A queratina não deve ser usada diariamente. Isso porque o excesso de queratina pode deixar os fios com aspecto endurecidos, sem flexibilidade e até quebradiços.

Queratina Concentrada NatuHair, restaura os fios agindo no interior da fibra capilar preenchendo as fissuras dos fios danificados.

Aplique a queratina líquida em toda a extensão dos fios e nas pontas e deixe agir de 20 a 30 minutos. O próximo passo é aplicar um protetor térmico e secar os cabelos completamente. Por último, divida o cabelo em mechas finas e passe a chapinha de 2 a 4 vezes em cada mecha.

A alfa-queratina, o colágeno e a elastina são exemplos da relação entre estrutura e função. Essas proteínas têm propriedades que dão força e/ou elasticidade em suas estruturas. Características: dureza, estruturas protetoras de força e flexibilidade variáveis. Exemplo: alfa-queratina do cabelo, penas, unhas.

É uma sequência composta de 18 aminoácidos, Sendo a cistina o seu principal.

1. O que é a queratina? Segundo a médica, a queratina é uma proteína constituída por 15 aminoácidos, sendo um deles bem predominante, chamado de cisteína. “Essa substância tem a função de proteger e dar resistência a algumas estruturas do nosso corpo, principalmente o cabelo”.

A queratina é produzida em células diferenciadas chamadas queratinócitos do tecido epitelial (pele) e invaginações da epiderme para a derme (como os cabelos e unhas) de animais terrestres.

"A reposição de queratina é primordial em fios danificados, principalmente os que passaram por processos químicos, como descoloração, alisamento ou qualquer procedimento químico que mude a estrutura do fio. Fazer o tratamento de reposição de queratina é recomendado logo após ou até no mesmo dia desses procedimentos.

Borrife a queratina líquida (Proteína Vegetal Líquida) no comprimento e pontas. Deixe agir por 5 minutos; Em seguida, aplique a máscara de hidratação no cabelo; Deixe agir por mais 10 minutos.