Quais são os dois tipos de plano de carreira?

Perguntado por: uourique . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Isso vai depender de uma série de fatores, mas o principal é a capacidade do profissional. No final, a grande diferença entre os planos de carreira pessoal e empresarial é que o primeiro diz respeito ao que a pessoa deseja para si, e o segundo é o que a pessoa espera de seus funcionários.

As três estruturas mais usadas para planos de carreira são: em linhas, em rede e em paralelo.

O plano de carreira é o conjunto de caminhos e objetivos profissionais que um colaborador pode percorrer dentro de uma empresa. Ele serve para determinar quais são as posições hierárquicas de uma corporação e quais são as competências necessárias para poder alcançar determinada posição.

O que é um plano de carreira? O plano de carreira pode ser visto como o possível caminho que cada colaborador percorrerá dentro de uma organização. Ele oferece, de forma objetiva, os benefícios que cada um pode obter à medida que consegue atingir novos patamares dentro da organização.

Veja quais são os principais:

  1. Carreira profissional. Esta é para quem usa os conhecimentos específicos de uma área para crescer na profissão. ...
  2. Carreira empreendedora. Empreender é para quem quer ter o próprio negócio e não tem medo de se arriscar. ...
  3. Carreira acadêmica. ...
  4. Carreira política.

O plano de carreira em Y tem por objetivo valorizar pessoas de acordo com suas competências de destaque. Por isso, oferece oportunidades para além de cargos de liderança e gestão de pessoas. Dessa forma, colaboradores com grande conhecimento técnico encontram mais oportunidades de ascensão na carreira.

Júnior: são recém-formados na faculdade e costumam ter no máximo 5 anos de experiência profissional. Pleno: possuem pós-graduação ou MBA e seu nível de experiência pode variar entre 5 a 9 anos. Sênior: assume a função de gestor e líder de equipes e projetos.

Os principais elementos de um bom plano de carreira são o crescimento hierárquico, o aumento da remuneração, as possibilidades de capacitação e os benefícios que a empresa oferece de acordo com o desempenho. A seguir você entende melhor cada um destes pontos.

Uma forma de crescimento profissional que busca promover os funcionários de acordo com o desempenho na função. Diferentemente do plano vertical, o horizontal não propõe uma mudança de hierarquia: a pessoa pode até mudar de função, mas permanece no mesmo nível.

7 etapas para planejar a carreira profissional e crescer

  1. Estude o cenário atual.
  2. Defina objetivos a curto, médio e longo prazo.
  3. Monte um cronograma de ações.
  4. Considere suas motivações.
  5. Faça uma autoavaliação.
  6. Detalhe cada passo que precisa dar.
  7. Comemore as pequenas vitórias.

Uma carreira engloba cargos e empresas em que você trabalhou, os conhecimentos que você acumulou e as competências e habilidades que você foi desenvolvendo para crescer profissionalmente. A profissão de alguém é a sua ocupação, podendo ser resumida ao cargo que aquela pessoa ocupa em vista da sua capacitação.

Uma carreira profissional pode ser considerada como o conjunto de atividades e cargos que você ocupa ao longo de sua vida profissional, ou seja, uma jornada profissional de longo prazo, com base em paixões, escolhas acadêmicas e profissionais, conhecimentos adquiridos e desafios enfrentados.

Em resumo, o plano de carreira serve para mostrar de maneira prática como ascender de cargo. Por exemplo, se você almeja um cargo hierarquicamente superior, analise as competências necessárias para cada promoção e faça um planejamento profissional considerando cada cargo necessário para chegar ao topo.

Qualquer profissional de qualquer área pode fazer um plano de carreira, independentemente de trabalhar como funcionário ou autônomo, se é artista ou engenheiro. O mercado está sempre em busca de profissionais capazes de resolver problemas.

O plano de carreira deve ser elaborado com objetivos de médio e longo prazo, pois dessa forma será mais fácil de analisar o estado atual com o estado desejado, e caso haja mudanças ele também poderá ser alterado. Sendo assim, todas as afirmações sobre o plano de carreira estão corretas.

Isso vai depender de uma série de fatores, mas o principal é a capacidade do profissional. No final, a grande diferença entre os planos de carreira pessoal e empresarial é que o primeiro diz respeito ao que a pessoa deseja para si, e o segundo é o que a pessoa espera de seus funcionários.

Esse planejamento permite que você conheça suas próprias habilidades, seus objetivos e o que é necessário para alcançá-los. Desse modo, atitudes podem ser tomadas para que o crescimento aconteça, deixando você pronto para partir em busca de novas oportunidades, alcançar suas metas e ter uma carreira de sucesso.

Carreira paralela
Esse tipo de estrutura permite que o funcionário opte por qual área ele mais se identifica. Resumidamente, o funcionário decide, assim que entra na organização, qual área tem mais a ver com ele e já se capacita naquele segmento.

Tradicionalmente, a carreira tem sido avaliada sob duas dimensões: a carreira subjetiva e a carreira objetiva. Enquanto a carreira objetiva é expressa nos cargos, títulos e salários, a carreira subjetiva representa como o indivíduo percebe o próprio desenvolvimento profissional (JUDGE et al., 1995).

A carreira, diferentemente da profissão, não é algo apenas funcional. Ela está ligada a um estilo vida, à forma como você quer exercer sua profissão. Sendo assim, a perspectiva de uma carreira de sucesso não é estática e vai depender muito dos seus objetivos em curto e longo prazo.