Quais são os dois tipos de inversores de frequência?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Ao todo, existem dois tipos de inversores de frequência, sendo eles:

  • Inversor de frequência vetorial;
  • Inversor de frequência escalar.

O inversor do tipo escalar tem utilização em tarefas mais simples e o controle de velocidade adequada em relação à tensão-frequência. Já o inversor tipo vetorial é complexo e possui algoritmos no software de controle, esses alteram a tensão e a frequência de maneira que o torque se ajuste de acordo com a necessidade.

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que varia a velocidade de giro de um motor de indução trifásico. Para isso, o aparelho transforma corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica CA variável, controlando a potência consumida pela carga por meio da variação de frequência entregue pela rede.

Quais os tipos de inversor solar disponíveis no mercado?

  • Inversor solar grid-tie ou on-grid.
  • Inversor solar off-grid.
  • Inversor híbrido.
  • Inversor Solar string.
  • Micro-inversor solar.
  • Inversor solar central.

Outros nomes para um VFD que podemos encontrar no mercado são: drive de velocidade variável, drive ajustável da velocidade, drive de frequência ajustável, drive CA (corrente alternada), microdrive ou simplesmente inversor.

No caso da Soft Starter, seu uso é utilizado basicamente em projetos onde há a necessidade de controlar a corrente de partida, restringindo-se mais a partidas e paradas suaves. Já o Inversor de Frequência é empregado quando há a necessidade de controlar a rotação e torque do motor, entre outras variáveis.

O Inversor de Frequência CFW900 é o que existe de mais inovador em acionamento e controle de motores em máquinas e processos industriais. A WEG acaba de incluir ao seu portfólio uma solução completa com alto desempenho e segurança aliada a flexibilidade e conectividade.

Entenda os parâmetros de configuração mais importantes dos inversores de frequência e como ajustá-los

  • Frequência de saída.
  • Tensão de saída.
  • Corrente de saída.
  • Proteção contra sobrecarga e sobretensão.
  • Aceleração e desaceleração.
  • Configuração do controle remoto.

As grandezas podem ser divididas em dois tipos: Grandezas escalares: Necessitam apenas do valor numérico (módulo) para serem compreendidas. Exemplos: massa, temperatura, distância, área, volume, tempo, etc. Grandezas vetoriais: Além do módulo, necessitam da direção e do sentido para serem compreendidas.

As grandezas escalares podem ser definidas a partir de um número e uma unidade de medida. As grandezas vetoriais, por sua vez, precisam de módulo, direção e sentido. Grandezas vetoriais e grandezas escalares são tipos de grandezas físicas que dependem de diferentes informações para serem definidas.

O controle da velocidade é realizado através da técnica de fluxo constante, ou também comumente chamada de controle V/F. Inicialmente é apresentado a versão em malha aberta do controle V/F, capaz de atingir a velocidade de referência mantendo o torque desenvolvido aproximadamente constante.

Os inversores de frequência podem ser utilizados em diferentes aplicações. No ramo industrial, esses dispositivos são usados em maquinários como esteiras transportadoras e rotuladoras. Porém existem também outras aplicações onde é necessário variar a velocidade de motores trifásicos.

Para calcular a potência de um inversor de frequência, é preciso olhar a ficha técnica de potência máxima de saída e observar a faixa de consumo energético dos motores a ele ligados. Lembrando que a potência do inversor (HP) recomendada pelo fabricante é sempre 25% maior que a potência do motor em (kW) a ser aplicada.

0 a 480 volts

A tensão de saída de um inversor de frequência pode variar dependendo do modelo e da aplicação específica do equipamento. Geralmente, os inversores de frequência modernos podem fornecer uma tensão de saída de 0 a 480 volts ou mais, dependendo da tensão de alimentação da rede elétrica e do tipo de motor utilizado.