Quais são os dois tipos de forças?

Perguntado por: icoutinho6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

As forças podem ser classificadas em dois tipos:

  • Forças de contato: Quando há contato direto entre dois corpos. Ao empurrar um carro, por exemplo, a força envolvida é do tipo de contato.
  • Forças de campo: Quando a atuação da força ocorre a distância.

Em meio à infinidade de fenômenos físicos, existem quatro interações fundamentais envolvidas. Essas interações são forças, sendo elas: força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca.

Força Peso (para baixo), força normal (para cima), tração (quando há um fio puxando o bloco).

As forças de contato, como o próprio nome define, são aquelas em que ocorre um contato direto entre as superfícies dos corpos que estão interagindo (por exemplo, força normal, força de atrito), ou entre o elemento que aplica a força (fio, barra rígida etc.) e o corpo que a recebe.

Força interna é força que uma partícula do sistema exerce sobre outra partícula do mesmo sistema. Por outro lado, força externa é a força que atua sobre uma partícula do sistema exercida por um agente que não pertence a ele. As forças externas provocam variações na quantidade de movimento de um corpo.

A força estática é aquela em que não há encurtamento das fibras musculares, portanto, não há movimento, ou seja, o comprimento muscular não varia durante a tensão. Há, porém, um aumento do tônus muscular, provocando um aumento da tensão muscular.

Definição. Um newton corresponde à força exercida sobre um corpo de massa igual a 1 kg que lhe induz uma aceleração de 1 m/s² na mesma direção e sentido da força.

Existem quatro tipos de forças fundamentais:

  • gravitacional;
  • eletromagnética;
  • forte;
  • fraca.

A força é uma grandeza do tipo vetorial, ou seja, é definida a partir das informações de valor numérico (módulo), direção e sentido. A ideia de força está associada a ações como puxar, empurrar, arrastar, quebrar, etc.

Onde estão as forças? As coisas caem porque são atraídas pela Terra. Há uma força que “puxa” cada objeto para baixo e que também é responsável por manter a atmosfera sobre a Terra e também por deixar a Lua e os satélites artificiais em órbita. É a chamada força gravitacional.

O empuxo é uma força vertical que atua sobre todo objeto mergulhado em um fluido. Essa força é conhecida como Princípio de Arquimedes.

Ela pode ser classificada de duas formas: Força de atrito cinético (ou dinâmico): é uma força que surge em oposição ao movimento de objetos que estão se movendo; Força de atrito estático: atua sobre o objeto em repouso e dificulta ou impossibilita que ele inicie o movimento.

2ª lei de Newton ou princípio fundamental da dinâmica: afirma que a força existente sobre um corpo é igual à massa desse corpo multiplicada pela aceleração que ele sofre.

Há duas classificações para a grandeza vetorial “força”: Forças de contato: aquelas que agem sobre os corpos por contato, por exemplo, a força normal, de atrito, dentre outras. Forças de campo: aquelas que agem sobre os corpos sem haver contato, por exemplo, a força gravitacional, força magnética, dentre outras.

Existem diferentes tipos de força na natureza, tais como a força gravitacional, força elétrica, força magnética, força nuclear forte e fraca, força de atrito, força de empuxo etc. As forças são grandezas vetoriais que, portanto, precisam ser definidas de acordo com seu módulo, direção e sentido.

Existem diversos tipos de forças na física, como: - Força gravitacional de atração entre dois corpos. - Força elétrica entre duas cargas elétricas. - Força magnética quando uma carga está imersa em um campo magnético.

Exemplo: força normal, força de atrito, tração. Forças de campo: atuam independentemente do contato, e em geral dependem da distância entre os corpos. Por exemplo: força peso (depende do campo gravitacional da Terra), força elétrica, força magnética.

A força elástica está relacionada com a lei de Hooke, que é a razão entre a força elástica aplicada sobre um corpo e a deformação sofrida devido a essa aplicação. Essa lei recebeu esse nome devido ao seu idealizador, o físico inglês Robert Hooke (1635-1703).

Uma força à distância, como o próprio nome indica, é a que existe entre corpos e cuja aplicação se verifica sem que haja contacto entre eles. É interpretada como a presença de um campo.

Forças que atuam sobre esses dois corpos que fazem parte do sistema, mas que tem origem devido a interação destes com corpos externos, são chamadas de forças externas. Por exemplo, a força gravitacional (força peso) de cada patinador é uma força externa, assim como a força de atrito entre os patins e o gelo.

Forças internas
Também chamadas de endógenas, são as forças responsáveis por dar forma ao relevo. São três os agentes internos do globo: o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.