Quais são os dois tipos de ambiguidade?

Perguntado por: opinheiro9 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Quando a ambiguidade resulta dos significados das palavras, ela é lexical. Exemplo: Estava perto do banco. (banco da praça ou uma instituição?) Por sua vez, quando a ambiguidade resulta da posição das palavras na oração, ela é estrutural.

Tipos de ambiguidade

  • Uso indevido de pronomes possessivos.
  • Colocação inadequada de palavras.
  • Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.
  • Uso indevido de formas nominais.

Do latim ambiguitas, atis, a palavra ambiguidade significa incerteza, obscuridade. Nos estudos linguísticos, refere-se à capacidade de uma palavra ou expressão admitir mais de um significado. Como esse duplo sentido acarreta falta de clareza na frase, a ambiguidade é considerada um vício de linguagem.

Ambiguidade semântica
Quando envolve polissemia, ou seja, um termo que apresenta mais de um significado possível. Exemplo: Estava em frente ao banco. O termo “banco” seria o móvel em que se senta ou prédio, instituição financeira?

Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase. Apesar de ser um recurso aceitável dentro da linguagem poética ou literária, deve ser na maioria das vezes, evitado em construções textuais de caráter técnico, informativo, ou pragmático.

Uma expressão ou texto ambíguo pode se apresentar de duas formas: ambiguidade estrutural e ambiguidade lexical. A estrutural provoca ambiguidade por causa da posição das palavras em um enunciado, gerando uma má compreensão do seu significado.

Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto. Como recurso, é muito encontrada em textos publicitários e humorísticos.

Resposta verificada por especialistas
É quando um termo possui mais de um sentido, expressando mais de um tipo de entendimento possível.

Ambiguidade sintática: acontece quando são feitas várias interpretações de uma única oração. Isso ocorre porque ela também é ligada à sintaxe.

Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas. Também é possível ver duplo sentido em imagens, que se olhando por um lado parece uma situação normal, e por outro apresenta algo novo.

Podemos resumir o conceito de ambiguidade como um duplo sentido em uma mesma sentença ou frase. É quando temos palavras ou estruturas que podem ser interpretadas de duas formas diferentes, causando confusão no discurso.

Resumo sobre polissemia
A polissemia ocorre quando uma mesma palavra possui mais de um significado. Um exemplo de polissemia é o termo “tênis”, que pode ser um calçado ou um jogo. A homonímia faz referência a vocábulos que possuem a mesma pronúncia e/ou grafia.

Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.

Ambiguidade ou Anfibologia
Ambiguidade é uma figura de linguagem muito utilizada no meio artístico, de forma poética e literária. Porém, em textos técnicos e redações ela é considerada um vício (e deve ser evitada). Ela ocorre quando uma frase fica com duplo sentido, confundindo a interpretação.

Os relacionamentos ambíguos ocorrem quando os dados representados por uma tabela ou dimensão podem ser visualizados em mais de um contexto ou função ou podem ser associados de mais de uma maneira.

Quando uma mensagem está em sentido literal, ou seja, de acordo com o significado do dicionário, ela é chamada de denotativa. Por outro lado, se uma mensagem possui um sentido mais subjetivo e figurado, dizemos que ela é conotativa.