Quais são os dois modos de trabalho do VI?

Perguntado por: eveloso . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O vi usa dois modos operacionais para trabalhar: insert e Command. O insert é usado para editar e criar um arquivo de texto. Por outro lado, o command executa operações, como salvar, abrir, copiar e colar um arquivo.

vi é um editor de textos, padrão nos sistemas Unix, criado na década de 70. Vim é uma versao melhorada do vi. Atualmente, embora falemos do vi, o que usamos na verdade é o Vim. Num primeiro contato com o vi (digite vi no terminal de comando), estranhamos bastante o fato de usarmos o terminal como editor de textos.

ggVG — Seleciona tudo. Para quem tem saudades do windows esse comando seleciona tudo visualmente. A sintaxe é somente ggVG.

O Editor de Projeto Visual Gráfico é o profissional que cria, executa e finaliza projetos visuais gráficos com saídas digitais e impressas.

Para editar o arquivo usando vi basta digitar vi <arquivo> , sendo que o deve ser o nome do arquivo para edição. Após abrir o arquivo, tecle i para entrar em modo de edição.

VIM é um dos editores de texto do Linux, com ele você pode editar arquivos e dominar suas funcionalidades vai elevar seu conhecimento e agilidade em Linux.

Sair do Vim é bem simples: basta digitar o comando “:q” e o programa será encerrado. Agora você já pode utilizar seu Terminal como quiser.

O Vim é um editor leve, poderoso e padrão (default) nos ambientes Linux e Mac (entre outros). Nesses sistemas operacionais o executável básico já vem em praticamente todas as distribuições e sabores.

Criar Arquivos de Texto – podemos utilizar o comando “cat” para criar um arquivo de texto, em especial arquivos mais simples. Você utilizará o comando “cat > arquivo. txt”, a partir dai você poderá escrever no terminal até pressione “Ctrl” + “d”, podendo utilizar a tecla “Enter” para pular linhas normalmente.

s - remove o caractere sob o cursor e entra em modo de inserção. a - entra em modo de inserção na posição seguinte ao cursor. r + carac - substitui o caractere sob o cursor por carac. R - entra no modo de inserção substituindo o texto contido após o cursor pelo que for digitado, até que se pressione ESC.

Para adicionar número de linhas no Vi ou Vim simplesmente abra o editor e digite o comando :set nu enquanto estiver no modo de comandos. Caso queira desativar, digite :set nonu e deixará de ver o número das linhas.

Tem a finalidade de indicar em qual programa o arquivo foi feito, em quais programas esse arquivo poderá ser aberto e também a versão do programa em que foi salvo.

O vi é um editor de texto do sistema operacional Unix e semelhantes.

Vim” é uma conjugação no pretérito perfeito do indicativo do verbo “vir”. Está conjugado na 1ª pessoa do singular. “Virpode ser a forma no infinitivo do verbo “vir”. “Virpode, ainda, ser uma conjugação no futuro do subjuntivo do verbo “ver”.

A palavra “vim” se refere à primeira pessoa do singular, do pretérito perfeito do indicativo, do verbo “vir”.

Para copiar um texto de um arquivo você faz isso :

  1. Abra o arquivo com vim.
  2. Navegue até o conteúdo que você quer copiar.
  3. Use a tecla v para selecionar o conteúdo desejado -Use a tecla y para copiar o conteúdo.
  4. Navegue até o local que você precise colar o conteúdo e use a tecla p .