Quais são os dois métodos regimes de contabilização?

Perguntado por: dfelix2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Regimes Contábeis são os diferentes métodos utilizados para realizar os registros contábeis das transações financeiras de uma empresa. Os métodos possíveis são dois: o regime de competência e o regime de caixa.

No Regime de Competência, a empresa oferece à tributação o faturamento do período independente de ter recebido do cliente. No Regime Caixa, a empresa tributa apenas o valor recebido.

O regime da contabilidade pública é uma das áreas da contabilidade geral, e visa ser utilizada conforme o direito público interno e comum. No Brasil, essa área da contabilidade está regulamentada a partir da Lei Complementar n° 4.320, de 17 de março de 1964.

O regime orçamentário é uma metodologia empregada na elaboração, execução e acompanhamento dos orçamentos públicos. Este sistema está relacionado à previsão de receitas e despesas e ao estabelecimento de metas e objetivos para a aplicação dos recursos financeiros do Estado.

O que é um regime de apuração? De forma simples, ele pode ser entendido como o grupo de leis que vão direcionar a maneira como os impostos do seu restaurante deverão ser calculados. Isso mesmo! É através deles que a contabilidade se orientará sobre quais leis irá recorrer para realizar o cálculo dos seus impostos.

Sob esse regime misto, as receitas serão registradas contabilmente quando entrarem no caixa do ente/organização. Já as despesas serão registradas conforme o empenho, que é a etapa da despesa em que o governo reserva a dotação para quando determinado bem ou serviço for concluído.

O regime de competência é um regime contábil no qual o registro ocorre na data do fato gerador.

Para as entidades governamentais brasileiras, a Lei nº. 4.320/1964 estabelece que as despesas sejam registradas pelo regime de Competência e as receitas pelo regime de Caixa, obedecendo estritamente aos aspectos orçamentários.

O regime misto é um regime contábil que mescla o regime de caixa e o regime de competência. No Brasil é definido na Lei nº 4.320, que estatui normas de finanças e contabilidade pública. Esse regime adota a competência para a despesa e o regime de caixa para as receitas.

Micro e pequenas empresas, bem como empresas que aderem ao Lucro Presumido e ao Simples Nacional, podem optar por este regime. Isso porque ele permite um menor comprometimento dos recursos financeiros do negócio, uma vez que serão tributados apenas valores contidos em caixa.

O que é regime de competência? O regime de competência é um método de registro de lançamentos contábeis. Nele, eles são feitos durante o período de competência de receitas ou de despesas efetuadas. Na prática, isso significa que os registros contábeis são contabilizados na hora em que são consumados.

Entretanto é necessário ficar atento, porque existem dois tipos de receita:

  • Receitas operacionais: São receitas geradas a partir da venda do seu produto ou serviço. ...
  • Receitas não operacionais: Essas são receitas que não fazem parte da principal atividade da sua empresa.

Qual das seguintes alternativas não faz parte dos 3 tipos de regimes contábeis? Regime de Caixa.

O funcionamento do regime de caixa é bem simples: sua empresa apenas contabiliza entradas e saídas quando houver a transação financeira. Assim, é comum que as empresas dividam seus registros contábeis em dois: Registros de Receitas e Registros de Despesas.

No caso das receitas orçamentárias, não são apenas aquelas previstas na lei orçamentária, mas sim todos os recursos recebidos e que se incorporam definitivamente no patrimônio público. Receita Extra-orçamentária – são ingressos de recursos financeiros que não pertencem à entidade que os recebe.

LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA)
Cabe as Casas Legislativas avaliar e ajustar a proposta de LOA do Poder Executivo, assim como faz com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA).

A Lei Federal nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.

No Brasil, as empresas podem optar por quatro regimes tributários: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O enquadramento define quais obrigações deverão ser cumpridas pelas organizações, além de determinarem uma série de outras especificidades. Siga a leitura do artigo e saiba mais!

No Brasil, existem três tipos de regime de tributação, sendo eles: Lucro presumido; Lucro real; e. Simples Nacional.

Regime tributário trata-se do conjunto de regras fiscais que determinam o modo que é feito a arrecadação de impostos de uma empresa. Este regime varia de acordo com a natureza, porte e faturamento da empresa. No Brasil, os 3 regimes tributários são: Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional.

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.