Quais são os dois fatores que determinam a diferença individual?

Perguntado por: oalencastro8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Diferenças individuais: temperamento e personalidade; importância da teoria 1.

As diferenças individuais são determinantes na atuação das pessoas dentro dos seus papéis sociais e nas posições que ocupam, ainda que estejam cercadas de variáveis externas similares. Esse elemento da formação do papel é o responsável pelas diferenças encontradas na forma de condução de problemas.

Fatores que moldam nosso modo de ser

  • GENÉTICA. Estima-se que de 30% a 60% das características de personalidade sejam hereditárias, de acordo com estudos recentes. ...
  • AMBIENTE. ...
  • EXPERIÊNCIAS. ...
  • EDUCAÇÃO. ...
  • PUBERDADE. ...
  • ESTILO DE VIDA.

Fatores genéticos e biológicos. Fatores psicológicos - a história pessoal do indivíduo, experiências de vida, etc. Fatores ambientais - cultura, classe social, família, contato com coetâneos, etc.

Entende-se diferenças individuais como as inteligências, os estilos cognitivos e a personalidade. Cada indivíduo possui uma maneira de acomodar as idéias e assimilar mentalmente um conteúdo, e isto é possivel pois cada um possui determinadas habilidades mentais.

Os fatores internos são: capacidade de aprendizagem, motivação, percepção do ambiente, atitudes, emoções e valores. Os fatores externos são: ambiente, características organizacionais, sistemas de recompensas e punições, fatores sociais, políticas organizacionais; integração e aceitação na equipe.

Conheça 5 fatores que influenciam a cultura organizacional

  • Projetos e objetivos transparentes.
  • Alinhamento da empresa.
  • Comunicação interna.
  • Liderança.
  • Relacionamentos interpessoais.

Respeito ao próximo: maneiras de lidar com as diferenças.

  1. Aceite-as. O primeiro passo é aceitar que nem todo mundo pensa igual você, entender e aceitar isso, de verdade, já é meio caminho andado.
  2. Aprenda a ouvir. ...
  3. Resolva seus problemas com diálogo. ...
  4. Seja educado. ...
  5. Trate as pessoas como quer ser tratado.

Como aceitar as diferenças

  1. Observe as suas próprias atitudes. ...
  2. Dê exemplo sempre. ...
  3. Converse com as crianças. ...
  4. Exponha as crianças ao que é diferente para elas. ...
  5. Mostre que o respeito à diversidade faz bem. ...
  6. Faça brincadeiras que estimulem a integração. ...
  7. Busque exemplos de representatividade.

As diferenças individuais são provocadas por características hereditárias e adquiridas, que compõem a nossa personalidade e que são passíveis de mudança ao longo da vida; Para ter sucesso no relacionamento interpessoal temos que respeitar as diferenças e nos adaptar a elas.

A principal diferença entre eles é que os objetivos pessoais estão relacionados à vida individual de uma pessoa, enquanto os objetivos organizacionais estão relacionados ao sucesso e crescimento de uma organização.

Flexibilizar para entender que as pessoas podem pensar diferente de você e divergir nas opiniões. Escutar ativamente o que o outro tem a dizer, abrindo espaço para aprender o novo. Desenvolver a inteligência emocional, buscando se conhecer mais e conhecer o outro a partir das diferenças.

O estudo do comportamento individual busca entender os objetivos, interesses, competências, valores, motivações, percepções, atitudes e o nível de rendimento de um colaborador.

Isso significa que a personalidade inclui todos os fatores físicos, biológicos e socioculturais, unindo tendências que nascem com a pessoa e experiências adquiridas ao longo de sua vida.

O que é um temperamento humano?

  • Colérico;
  • Sanguíneo;
  • Fleumático;
  • Melancólico.

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são a extroversão (também muitas vezes soletrada extraversão), a agradabilidade, a abertura, a conscienciosidade e neuroticismo.

A construção da personalidade de acordo com a Teoria Estrutural. Id, ego e superego: esses são os três componentes da Teoria Estrutural, que representam, respectivamente, os impulsos, a racionalidade e o senso de moral.

Frustrações, traumas, pressões, estresse são alguns fatores que podem alterar a personalidade, desintegrando-a ou fortalecendo-a. Para compreender a personalidade, a identificação dos traços psicológicos por si só não é suficiente.

As características individuais são definidas pela personalidade, pelas crenças e pelo senso moral de cada um. São essas características que determinam a forma como as pessoas agem e reagem em cada situação. Alguns desses traços de personalidade, como coragem, lealdade e humildade, são muito valorizados socialmente.