Quais são os documentos necessários para registrar um imóvel?

Perguntado por: dbotelho4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Documentos de identificação do vendedor (ou antigo proprietário):RG, CPF e comprovante de residência. Escritura pública (ou contrato de financiamento assinado). Comprovante de pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Certidão de negativa de débitos perante o município.

Dentre elas temos: certidão em inteiro teor, certidão de ônus e ações reais ou pessoas reipersecutórias, certidão de transcrição, certidão negativa de propriedade e certidão quinzenária, vintenária ou trintenária.

O imóvel ter dívidas; O proprietário não tirar as certidões negativas; Irregularidades na documentação.

O que faz primeiro é a escritura, que concede o direito de usufruto do imóvel. Ou seja, a pessoa pode morar no local. Em seguida, é realizado o registro, que garante a transferência de propriedade para o comprador.

Escritura e registro do imóvel
O registro propriamente dito costuma apresentar o valor mais alto entre as taxas do cartório.

Todos os documentos que um brasileiro precisa ter

  • RG. RG é a sigla para Registro Geral, esse é um dos documentos principais para os cidadãos brasileiros. ...
  • CPF. ...
  • CNH. ...
  • Certidão de Nascimento. ...
  • Título de Eleitor. ...
  • Carteira de Trabalho. ...
  • Certificado de Serviço Militar.

Como é feito? Para realizar o registro de um título ou documento basta comparecer a um cartório do registro de títulos e documentos, munido do documento original ao qual se deseja registrar.

O Registro de Civil fica no cartório e é feito uma única vez. Já a Certidão de Nascimento é o documento emitido pelo cartório, onde o responsável recebe e assim tem todos os dados da criança, como nome e sobrenome, local de nascimento, nacionalidade e filiação.

Como fazer o registro do imóvel? Para fazer o registro do imóvel, você vai precisar ter em mãos sua escritura pública ou seu contrato de financiamento imobiliário, e ir até o cartório de imóveis no qual o imóvel está matriculado, para então solicitar o ato de troca de propriedade.

15 dias

O registro do contrato de compra de imóvel financiado é feito no prazo máximo de 15 dias, estabelecido por lei.

Você provavelmente já ouviu a frase “Só é dono quem registra!”, mas você sabe o que ela significa? De acordo com o art. 1245 do Código Civil, só mediante o registro é que se transfere a propriedade.

Enquanto não se registrar o título translativo, o alienante (vendedor) continua a ser havido como dono do imóvel. Portanto, antes de registrar o título e adquirir o direito real, o credor possui apenas um direito pessoal, independentemente da posse.

Nos termos do art. 490 do Código Civil , nos contratos de compra e venda de imóvel, é necessário o comparecimento do comprador para o registro e compete a ele o pagamento das despesas de escritura e registro.

Você não pagará multa por não registrar o imóvel. Só que só é dono quem registra.

Se você transmite o imóvel, faz uma escritura de compra e venda, você tem que registrar no registro de imóveis para se efetivar esse registro. E se você não fizer isso? Não vai ter uma sanção expressa.

No caso de uma compra à vista, será sempre necessária a confecção de uma escritura em um tabelionato de notas, porém, no caso de um financiamento, o contrato emitido pelos bancos substitui a escritura.

Juntando o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o seguro e contrato com a Caixa Econômica Federal e o registro imobiliário, o gasto chega a 4,5% do valor do imóvel. Ou seja, se o apartamento ou casa custou R$ 100 mil, você vai pagar R$ 4.500.

Quanto custa averbar um imóvel 2023? O custo para averbar um imóvel pode variar de acordo com o seu estado, pois existem impostos com valores diferentes em cada um. Mas, na média, o custo pode variar de 1% a 3% do valor do imóvel, isso já incluindo todas as despesas.