Quais são os documentos escritos e não escritos?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

esses podem ser oficiais (do governo) ou rascunhos manuscritos, tal como em uma folha de caderno. Não escritos: são acontecimentos do qual n tem escritura , as vezes algum monumento, mas nada escrito no papel.

São exemplos de documentos escritos a Constituição Brasileira de 1988, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.

Escrito ou objeto que serve de testemunho ou prova, constituindo um elemento de informação.

Já os não-escritos são as imagens, monumentos, músicas e relatos orais que as culturas mantém para explicar ou registrar determinados acontecimentos, como as pirâmides ou as pinturas rupestres.

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância. O primeiro classifica os documentos a partir da origem das informações contidas nele, podendo ser combinado com outros métodos para gerar um resultado ainda melhor.

Os historiadores entendem atualmente que tudo que é produzido pelo ser humano pode ser considerado uma fonte histórica, portanto, não só o texto escrito deve ser entendido como tal. Assim, pinturas, esculturas, construções, fotos, vídeos e relatos orais também são úteis para o historiador.

Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...

Os documentos podem ser organizados conforme sua espécie ou formato (configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi produzido). Por isso, temos atas, cartas, decretos, folhetos, fotografias, memorandos, ofícios, plantas e relatórios como alguns dos tipos de espécie.

Documentos essenciais

  • RG. RG é a sigla para Registro Geral, esse é um dos documentos principais para os cidadãos brasileiros. ...
  • CPF. ...
  • CNH. ...
  • Certidão de Nascimento. ...
  • Título de Eleitor. ...
  • Carteira de Trabalho. ...
  • Certificado de Serviço Militar.

Os documentos não oficiais seriam aqueles que são ou produzidos espontaneamente, sem ter por fim registrar nada em específico, ou que não são produzidos pelo governo estabelecido. São exemplos disto registros de canções populares, enfeites ou poemas registrados por meio da escrita que contem daquele contexto.

A Carta de Pero Vaz de Caminha oficializou o primeiro documento redigido em solo brasileiro, endereçada a D. Manoel I.

Criar um documento

  1. Abra o Word. Ou, se o Word já estiver aberto, selecione Arquivo > Novo.
  2. Na caixa Pesquisar modelos online, digite uma palavra de pesquisa como carta, currículo ou fatura. ...
  3. Clique em um modelo para ver uma prévia. ...
  4. Selecione Criar.

Os documentos oficiais são aqueles provenientes de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais, entre outros. Também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais.

Imagens, como fotografias e mapas, filmes, suportes digitais, como CDs e HDs… tudo isso pode ser considerado como documento. De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o documento é uma “Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato”.

Documento inválido: Isso ocorrerá ao enviar em formatos que não sejam imagens, documentos que por algum motivo foi enviado sem imagens e ao enviar imagens que não sejam documentos.

Assim, os documentos podem ser textuais, cartográficos – como plantas e mapas, iconográfico – pinturas, cartazes, filmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos ou digitais – doc ou pdf.

Estes são os 4 padrões mais utilizados para classificar documentos:

  • Espécie. Este padrão consiste na classificação do tipo de documento com base na origem das informações e na finalidade de uso. ...
  • Gênero/formato. Representação do documento no formato impresso ou digital. ...
  • Assunto. ...
  • Relevância. ...
  • Você também vai gostar de ler:

É a análise e identificação do conteúdo dos documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual a informação será recuperada, atribuindo-se um código de classificação.