Quais são os doces tradicionais?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Do brigadeiro ao quindim: 14 doces tipicamente brasileiros

  • 1/14 Compotas e doces do Cerrado. ...
  • 2/14 Pé-de-moleque Açúcar derretido com amendoim torrado – uma receita muito simples, porém deliciosa. ...
  • 3/14 Brigadeiro. ...
  • 4/14 Quindim. ...
  • 5/14 Pamonha. ...
  • 6/14 Doce de abóbora. ...
  • 7/14 Tapioca. ...
  • 8/14 Bolo de rolo.

Os docinhos de festa tradicionais, como brigadeiro, quindim, olho de sogra e beijinho, são sempre um sucesso em qualquer tipo de comemoração ou evento.

Falando em doce brasileiro, não pode faltar o mais queridinho de todos: o brigadeiro. Para preparar essa versão diferente e supercremosa, você vai precisar de: leite condensado, creme de leite, achocolatado e farinha de trigo.

Portanto, a diferença está nos ingredientes, que são a chave para o preparo de doces de qualidade. Para que um doce possa ser chamado de gourmet, é necessário ingredientes, como barra de chocolate e chocolate em pó da melhor qualidade possível, desse modo, os doces atingem a melhor textura e sabor.

Chocolate Surpresa, pirocóptero, Huevitos, Mocinha, pirulito do Zorro e Chocolápis estão entre os doces que dão saudade das décadas de 1980 e 1990.

A média de doces no geral é de 6 a 8 doces para cada convidado, caso exista uma variedade. Mas se for apenas um tipo de doce, pode-se calcular em torno de 8 doces por convidado.

Na prática, um doce fino é aquele que os ingredientes “tradicionais” são substituídos por outros sofisticados, conferindo um clima mais elegante à comemoração. Um doce que é tradicionalmente feito com chocolate em pó, por exemplo, pode ganhar um aspecto mais refinado se for produzido com chocolate belga.

Brigadeiro

Brigadeiro. O brigadeiro é provavelmente o doce mais popular no Brasil. Ele é feito com leite condensado, chocolate em pó, manteiga e enrolado em granulado.

Hoje, serve-se a sobremesa em tigelas, decorada com canela em pó, lascas de amêndoas e sementes de romã. Se acreditarmos na versão, trata-se do doce mais antigo do mundo. Chama-se asure (em turco) ou ashure, palavra derivada do árabe ashura, que significa décimo.

Os primeiros doces genuinamente brasileiros foram o pé-de-moleque, a paçoca, a rapadura, a cocada, o quindim e os bolos de mandioca. No Nordeste os bolos homenageavam as famílias através de receitas especiais como o Souza Leão, Luís Felipe, Guararapes,etc.

Hoje, o país é o que mais consome leite condensado no mundo. E o primeiro doce criado com o produto no Brasil foi, justamente, o Pudim de Leite Moça.

Rapadura: a base da rapadura é o açúcar, mesmo ele sendo integral. Apesar desse alimento encabeçar a lista, ele é mais rico em sais minerais e ferro do que o restante das sobremesas. Doce de leite: praticamente empata com o brigadeiro.

Do total, 26% escolheram frutas; 13%, chocolates; 10%, gelatinas; 9%, doces de frutas; 9%, pudins; 8%, doce de leite; 7%, sorvete; 6%, bolo (quando somados, os doces chegam a um total de 69%!).

A grande vencedora, que ocupa a 12ª posição em uma lista de 50 bolos, é o pavê, que o site considera como um bolo de camadas feito de uma combinação de biscoitos de champanhe, creme, ovos, leite condensado e chocolate.

São modelados um a um, por profissionais que tem atenção e carinho com cada detalhe. Por isso eles são considerados muito mais do que um simples docinho, fazem parte da decoração da festa. A escolha desses doces é parte importante para a decoração de qualquer festa.

Na confeitaria são definidos como gourmet doces preparados com ingredientes de altíssima qualidade, como chocolate belga e pistache. Além do sabor diferenciado por conta dos ingredientes, eles também precisam ter uma apresentação requintada para que só de olhar já desperte a vontade de provar e apreciar.

Nos dias mais frios, um docinho pode resistir de 4 até 5 dias fora da geladeira. Já nas épocas de calor, os brigadeiros não costumam passar dos 3 dias.