Quais são os diuréticos mais usados?

Perguntado por: icunha3 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Os principais diuréticos de alça são a Furosemida e a Bumetanida. Dos tiazídicos, os mais empregados são a Hidroclorotiazida e a Clortalidona.

Hidroclorotiazida e espironolactona. Trata-se de uma combinação de 2 tipos distintos de diuréticos (Aldazida), indicados para o tratamento da pressão alta e inchaços causados por doenças ou problemas no coração, fígado ou rins.

O chá de funcho é perfeito para a incontinência urinária, já que tem propriedades diuréticas. Esse chá ajuda a conter a urina e a facilitar o ato de esvaziar a bexiga por completo.

4 chás usados popularmente para reduzir a retenção de líquido

  • Chá de salsinha.
  • Chá de dente-de-leão.
  • Chá de cavalinha.
  • Chá de hibisco.
  • Observação:

Neste caso específico, o melhor diurético para baixar a pressão arterial é a furosemida. Os efeitos colaterais mais comuns dos tiazídicos são parecidos com os da furosemida, mas eles também podem provocar aumento da glicose e do colesterol em algumas pessoas.

O Furosemida é um remédio com potente ação diurética, indicado para tratamentos de doenças renal, cardíaca e hepáticas.

A Hidroclorotiazida é um medicamento diurético, ou seja, que aumenta a eliminação de líquidos do organismo através da urina.

Não dependa de diuréticos e não evite o consumo de água para resolver a retenção, pois ambas as estratégias tendem a piorar este problema, e não a melhorar. Liliana Oliveira, Nutricionista do Movimento 2020. Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 2005N.

A utilização de diuréticos a longo prazo pode causar a perda de potássio, um sal que é necessário para o organismo funcionar corretamente. É por isso que o seu médico monitorizará os seus níveis de potássio através de análises ao sangue regulares e poderá aconselhá-lo a consumir mais alimentos que contêm potássio.

Na prática médica, o diurético poupador de potássio mais utilizado é a espironolactona, também conhecida pelo seu nome comercial Aldactone. A dose habitual da espironolactona para hipertensão arterial é de 25 mg a 50 mg por dia em dose única diária.

Retenção de líquido: 5 dicas para desinchar o corpo

  1. 1 Beba em média 2 litros de água por dia. ...
  2. 2 Descanse as pernas. ...
  3. 3 Pratique atividades físicas. ...
  4. 4 Coma frutas. ...
  5. 5 Faça a automassagem.

O diurético mais poderoso
É a ÁGUA! De acordo com a nutricionista, de nada adianta consumir muitos alimentos e chás diuréticos se a ingestão de água estiver abaixo do ideal, já que, dessa forma, o corpo vai reter mais líquido para “se proteger”, e o metabolismo fica menos eficiente.

A furosemida não é contraindicada na lesão renal. Está indicada em pacientes com sobrecarga de líquidos, incluindo aqueles com lesão renal aguda. Temos que ressaltar que no contexto do rim já lesionado, doses mais altas podem ser necessárias, pelo risco de resistência diurética.

Veja exemplos de chás que podem combater os gases intestinais:

  1. Chá de erva-cidreira. Erva-cidreira - Imagem: Pixabay. Ingredientes. 1 colher (de sopa) de folhas secas de erva-cidreira; ...
  2. Chá de gengibre. Chá de gengibre - FREEPIK. Ingredientes. 1 cm de raiz de gengibre; ...
  3. Chá de camomila. Chá de camomila - Freepik. Ingredientes.

Como fazer

  1. Coloque 1 colher (sobremesa) da erva cavalinha em uma xícara;
  2. Acrescente 250 ml de água quente;
  3. Abafe a xícara por até 10 minutos;
  4. Depois, é só coar e beber.