Quais são os ditongos abertos?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

Quanto à sua classificação, os ditongos podem ser: crescentes ou decrescentes (de acordo com a sua localização) e orais ou nasais (de acordo com a sua pronúncia).

O timbre é o resultado da posição da língua na cavidade bucal no momento da emissão dos sons: com a língua na posição baixa, produz-se as vogais de timbre aberto: [a, é, ó]; com a elevação da língua, produz-se as vogais de timbre fechados: [ê, ô, i, u];

Ditongo aberto e fechado
Exemplos de ditongo aberto incluem palavras como céu, pai, dói, jiboia, herói, entre outras. Já os ditongos fechados são termos como loira, roubar, corações, pão e por aí vai.

Os ditongos são classificados em crescentes quando há um crescimento sonoro, passando de um som mais fraco para um som mais forte. São classificados em decrescentes, quando há um decrescimento sonoro, passando de um som mais forte para um som mais fraco.

Como vimos, o ditongo é o encontro, em uma mesma sílaba, de uma vogal com uma semivogal ou vice-versa. Exemplos: rei, couve, sítio.

Atenção! Os ditongos e os tritongos não se separam, somente os hiatos.

Os ditongos orais podem ser pronunciados com timbre aberto ou fechado. Exemplos de ditongos orais: ai, ia, iu, ui, eu, éu, ue, ei, éi, ie, oi, ói, io, au, ua, ao, oa, ou, uo, oe, eo, ea.

Ditongo oral ou nasal
Ditongo oral é quando há, em uma mesma sílaba, a junção de duas vogais orais, como na palavra caixa, por exemplo, em que há a junção de a e i na primeira sílaba. Ditongo nasal, por sua vez, é quando há a junção, na mesma sílaba, de duas vogais nasais, ou de uma vogal nasal e uma oral.

Um ditongo ocorre quando há o encontro de uma vogal e de uma semivogal na mesma sílaba, originando uma sequência de sons vocálicos (encontro vocálico). A vogal apresenta sempre um som mais forte e nítido, sendo o núcleo da sílaba. A semivogal apresenta um som mais fraco e menos nítido, acompanhando a vogal.

Exemplos de ditongos

  1. Ditongo crescente. Ditongos crescentes são aqueles formados por uma semivogal antes da vogal: ...
  2. Ditongo decrescente. Os ditongos decrescentes são aqueles formados por uma vogal antes da semivogal: ...
  3. Ditongo oral. Ditongos orais são aqueles em que o som é emitido pela boca. ...
  4. Ditongo nasal.

a) quando fechados: Exemplos: areia, ateu, joio, tamoio, o apoio, etc. b) quando subtônicos: Exemplos: ideiazinha, chapeuzinho, heroizinho, tireoidite, heroicamente, etc.

Abertas: vogais que são pronunciadas com a boca bem aberta. Fechadas: vogais que são pronunciadas com a boca quase fechada.

Como podemos definir ditongo nasal átono? Muito simples: é um ditongo nasal que se encontra em sílaba que não recebe acento tónico.

Continuar lendo São os ditongos?