Quais são os ditados populares e seus significados?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

30 ditados populares famosos

  • A pressa é a inimiga da perfeição – mostra que é necessário ter paciência e fazer as coisas devagar para alcançar os objetivos.
  • A corda sempre arrebenta do lado mais fraco – indica que pessoas com classe social considerada mais baixa em relação à outra são prejudicadas primeiro.

A expressão “filho de peixe, peixinho é”, muito comum no nosso dia a dia, significa que alguém é muito semelhante ao pai ou à mãe, em aparência ou personalidade.

“Quem pariu os maus teus, que embale”. “Quem pariu mal os teus que embale”. Diz-se também, sem fonte totalmente segura (como é comum com estes saberes) que a origem é bíblica.

Confira: 1) A pressa é a inimiga da perfeição – mostra que é necessário ter paciência e fazer as coisas devagar para alcançar os objetivos. 2) A corda sempre arrebenta do lado mais fraco – indica que pessoas com classe social considerada mais baixa em relação à outra são prejudicadas primeiro.

Este provérbio teve origem em um fato observado na vida real. Se você acorda cedo e trabalha com afinco e dedicação, acredita-se que você se dará bem na vida. Do contrário poderá não realizar os seus sonhos e desejos.

Quem vê cara não vê coração. Esta expressão, tão popular, é usada quando queremos dizer que algo ou alguém nem sempre é aquilo que aparenta. Esta frase pode até estar correta em certo sentido, porém a ciência tem mostrado cada vez mais que quem vê cara, vê muita coisa!

"Já diz o velho e conhecido refrão popular: de onde menos se espera vem o seguro, não não… O perigo morreu de velho… Não não, o seguro morreu de perigo porque estava velho de onde menos se espera…

[Informal] Cada indivíduo deve ocupar o lugar profissional, social, etc. que lhe compete, preocupando-se apenas com aquilo que lhe diz respeito.

"A cavalo dado não se olha os dentes" é uma expressão popular que surgiu em consequência da idade dos equinos poder ser estimada pelos dentes, e significa, de forma geral, que ao recebermos um presente, devemos ficar agradecidos e mostrar contentamento, mesmo que não seja do nosso agrado.

nome masculino
1. Máxima expressa em poucas palavras e tornada vulgar. 2. Rifão; anexim; adágio.

O provérbio fumus boni iuris ou apenas fumaça/sinal do bom direito corresponde popularmente à máxima onde há fumaça há fogo significando que “pelas consequências se podem conhecer s causas e por rumor persistente pode se descobrir a verdade” (SOUZA, 2001, p. 62).

Quem espera sempre alcança significa quem espera sempre consegue a vitória, onde a paciência seria uma virtude. Por mais que demore, se o trabalho for feito com perfeição tem-se que o seu sucesso será reconhecido.

O motivo do peixinho dourado significa “sorte crescente de ouro”, “riqueza”, “prosperidade empresarial” é que vem do caráter do “ouro” de todos os “peixinhos dourados” na china quase acreditasse que estes peixinhos foram criados pelos deuses e tem a cor dourada como ouro.

Trata-se de ditado popular que significa que "quem tem de cuidar de pessoa já adulta, barbada, é a própria pessoa, não outrem."

O ditado é um instrumento que serve bem como uma forma de avaliação. Esporadicamente nas séries iniciais, durante o aprendizado do sistema ortográfico, ele pode funcionar como um mapa de possíveis dificuldades que a classe apresente em relação a um grupo de palavras que tenham sido objeto de estudo.

Expressão usada para quando se encontra alguém depois de muito tempo. Dizer que está há muito sem ver a pessoa.

A expressão “Quem tem boca vai a Roma” quer dizer que, perguntando, é possível ir a qualquer lugar do mundo. Porém, a expressão está equivocada, já que a forma original desse ditado é: “Quem tem boca vaia Roma”, no sentido de vaiar os deslizes cometidos pelos imperadores romanos na antiguidade.

Atribui-se inúmeras origens ao ditado popular “quem pariu Mateus que o embale”. Há quem diga que se refere à má escolha, por parte de Jesus, do cobrador de impostos Mateus para seu time de apóstolos. Fala-se também que decorre do costume machista de que a mãe seja a única responsável pelo trabalho de cuidar dos filhos.

Ditados populares
Quem não chora não mama. Em boca fechada não entra mosca. Mais vale um pássaro na mão, que dois voando. Santo de casa não faz milagre.