Quais são os dispositivos de drenagem superficial?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Caixas coletoras ou de captação. Sarjetas. Bueiros de greide. Valetas de proteção.

Tipos de drenagem

  • Canais.
  • Tubos.
  • Valas.
  • Fossos.
  • Túneis.

Drenagem superficial: Processo de remoção do excesso de água da superfície do solo para torná-lo adequado ao aproveitamento agrícola.

O processo é feito com o uso de recursos que fazem com que a água siga um curso, até que seja eliminada da área de interesse. São utilizadas manilhas, desníveis de escoamento e até elementos pré-moldados.

A drenagem é um procedimento exigido para muitas construções. Ela faz com que o solo não fique com mais água que o necessário, o que ajuda a garantir a estabilização das estruturas e a evitar ocasionais infiltrações. Nesse caso, há dois tipos principais: a drenagem superficial e a profunda.

De acordo com o manual de Drenagem da Prefeitura de São Paulo (2012) o sistema de drenagem inicial ou de micro drenagem compreende o pavimento das ruas, guias, bocas-de-lobo, sarjetas e galerias de águas pluviais de menor porte.

Dispositivos usados: – Drenos profundos; – Drenos espinha de peixe; – Camada drenante; – Drenos longitudinais; – Valetões laterais; – Drenos verticais de areia.

O sistema de drenagem superficial ou de águas pluviais tem como objetivos a coleta e o esgotamento das águas de chuva, de forma a evitar a ocorrência de erosões nos taludes e no sistema viário e também evitar o aumento da quantidade de percolados por infiltrações superficiais.

Os sistemas de drenagem urbana são classificados em separado ou combinado. Os sistemas mistos ou combinados usam um mesmo conduto para o água pluvial e esgotamento sanitário enquanto que os sistemas separados têm uma rede de condutos para as águas pluviais e outra para o esgoto.

Existem 3 tipos de sistema de mecanismo de drenagem, de acordo com cada tipo de situação:

  • Drenagem Passiva. É o processo de drenagem mais comumente utilizado. ...
  • Drenagem Ativa. ...
  • Drenagem com Válvulas de Heimlich. ...
  • Prevenindo riscos e complicações.

Quanto às indicações, a drenagem linfática manual é a mais indicada em casos de pós-operatórios, ajudando na dissolução de possíveis nódulos residuais de gordura, já a mecânica é a mais indicada em casos de celulite e gordura localizada, sendo contraindicada em pós-operatórios, podendo dificultar o processo de ...

Sistema de drenagem é o nome que se dá a uma série de estruturas que são instalados em um determinado local com o intuito de reter, tratar e transpor águas pluviais (que nada mais são que as águas da chuva).

Drenos de capilaridade ou drenos de penrose
Funcionam por capilaridade, que é a ação física dos líquidos subirem e descerem em tubos extremamente finos. São mais usados em cirurgias de redução ou elevação de mamas, e às vezes também em cirurgias da face.

A drenagem superficial é feita através de canais superficiais que direcionam a água presente no talude até sua base, evitando infiltração e desestabilização do solo.

A drenagem superficial visa eliminar a água em excesso que se acumula na superfície do solo, em consequência de precipitações abundantes e de uma infiltração insuficiente no solo. Para isso, a técnica recorre à abertura de canais ou valas para permitir o escoamento dessa água.

O processo de drenagem na agricultura pode ser realizado de duas formas: superficial e subterrânea. Somente um profissional habilitado consegue determinar qual a melhor forma de drenar a água da área.

Drenos coletores: Recebem a água dos drenos primários e a conduzem até o dreno principal. Dreno principal: Transporta a água coletada para fora da área de drenagem, em direção a um dreno natural.

Os movimentos circulares devem ser feitos com o polegar. Já com a mão em forma de concha, faça movimentos lentos e de leve compressão, como se estivesse bombeando a pele. Repita entre cinco a dez vezes em cada região, sempre indo em direção aos gânglios linfáticos.