Quais são os direitos humanos mais violados no Brasil?

Perguntado por: azaganelli9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Entre os cinco direitos que são mais sonegados aos brasileiros, está em primeiro lugar o saneamento, com 37,6% excluídos dele, seguido da educação (28,2%), comunicação (25,2%), proteção social (15%) e moradia adequada (13%).

Apesar dos exemplos de violação dos direitos humanos que citamos acima serem mais drásticos, também é considerado violação desses direitos algumas situações, tais como: discriminação de cor/ gênero/ religião ou outros; falta de políticas públicas que garantam o direito à vida, à liberdade e à segurança.

A pobreza e desigualdades globais, o conflito armado e a violência, os abusos, a discriminação, a intolerância, as torturas física ou psicológicas e a escravidão são alguns dos exemplos disso.

O Brasil é um país com profundas e intensas desigualdades sociais, o acesso limitado a oportunidades de educação, a ineficiência da saúde pública, a violência institucionalizada, a irracionalidade na exploração dos recursos naturais, a corrupção, a falta de transparência e o abuso de poder são apenas algumas ...

A invasão da Ucrânia por parte da Rússia desencadeou a maior violação dos direitos humanos que conhecemos hoje — disse Guterres. No século passado, foram registrados muitos avanços em termos de direitos humanos e desenvolvimento, mas agora, alertou Guterres, "em vez de seguir com o progresso, retrocedemos".

A violência doméstica é uma das violações de direitos mais frequentes.

19. Das assertivas abaixo, são consideradas violações dos direitos humanos no Brasil, exceto: a) Detenção arbitrária, tortura e assassinato cometidos pelo governo brasileiro.

Direitos Humanos no Brasil
“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…).”

Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas. Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Quando esta liberdade é violada podemos nos utilizar do Habeas Corpus (HC), remédio jurídico utilizado para proteger o direito de ir e vir ou daqueles que sentem que este direito encontra-se ameaçado e pode ser utilizado para os casos mais remotos como, por exemplo, portelas estabelecidas em pequenas ruas sem saída ...

A pobreza e desigualdades globais, o conflito armado e a violência, os abusos, a discriminação, a intolerância, as torturas física ou psicológicas e a escravidão são alguns dos exemplos disso.

Toda pessoa tem o direito de ter acesso ao trabalho, sem discriminação por doença, deficiência, sexo, cor, religião. Toda pessoa tem o direito de obter certidão de nascimento e certidão de óbito, gratuitamente. Toda pessoa tem o direito à ampla defesa. Toda pessoa tem o direito de não ser torturada.

Por que as pessoas não respeitam os direitos dos outros? Hoje, um dos temas mais prementes para quem promove os direitos humanos é a desigualdade social e econômica. A desigualdade atualmente é avassaladora e crescente.

A violência policial, a superlotação dos centros de detenção, a tortura e o trabalho escravo são alguns dos principais problemas a serem discutidos em 2021 no campo dos direitos humanos. Essa é uma análise feita pelo Fundo Brasil (FB), organização sem fins lucrativos de Direitos Humanos que desde 2006 atua no campo.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada em 1948, na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conselho Nacional de Saúde - Pandemia é principal causa de violações de direitos humanos no Brasil, diz relator da CIDH.

Artigos da Declaração Universal de Direitos Humanos. A Declaração Universal de Direitos Humanos traz 30 artigos que categorizam todos os direitos das pessoas. A seguir, apresentamos um resumo de cada um desses artigos para você conhecer: Artigo I – garante a liberdade e a igualdade de direito desde o nascimento.

As cinco primeiras medidas propostas são:

  1. Controle do comércio de armas. ...
  2. Educação para os direitos humanos. ...
  3. Fortalecimento de instituições democráticas. ...
  4. Proteção universal dos direitos sociais. ...
  5. Garantia dos direitos dos grupos minorizados.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) proíbe o desempenho de qualquer atividade laboral por menores de 16 anos, podendo o adolescente trabalhar como aprendiz a partir dos 14 anos. Mas o que está na Lei não é o que se vê na prática. O trabalho infantil é uma realidade nos quatro cantos do país.

O art. 112, do Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece como medidas socioeducativas a advertência, a obrigação de reparar o dano; a prestação de serviços à comunidade; a liberdade assistida; a inserção em regime de semiliberdade; a internação em estabelecimento educacional, além de outras medidas de proteção.

118. A liberdade assistida será adotada sempre que se afigurar a medida mais adequada para o fim de acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente. § 1º A autoridade designará pessoa capacitada para acompanhar o caso, a qual poderá ser recomendada por entidade ou programa de atendimento.