Quais são os direitos dos alunos na sala de aula?
2º - O aluno tem direito à educação e à instrução, sendo-lhe asseguradas, através do Estado todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social, em condições de liberdade e solidariedade humana.
Qual é a lei que protege o aluno?
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.
Quais são os seis direitos do aluno?
- Conviver.
- Brincar.
- Participar.
- Explorar.
- Expressar.
- Conhecer-se.
Quais são os cinco direitos do aluno?
Serão assegurados:
- igualdades de condições para o acesso e permanência na escola.
- Direito de ser respeitado pelos seus educadores.
- Direito de contestar critérios avaliativos.
- Direito de organização e participação em entidades estudantis.
- Acesso à escola pública e gratuita perto de suas residências.
É crime não deixar o aluno ir ao banheiro?
Na verdade, é que a criança assim como todo adulto tem garantido por lei o direito de ir e vir quando quiser. Este direito deve ser garantido em todos os lugares onde a criança estiver, principalmente na escola, pois nela os pais depositam toda confiança.
Pode proibir o aluno de entrar na escola?
O direito à educação é garantido a todas as pessoas, com ou sem o fardamento escolar. Logo, é possível considerar o ato de barrar a entrada do (a) aluno (a) sem uniforme na escola uma violação ao direito à educação.
Qual lei proíbe o professor de não deixar o aluno ir ao banheiro?
Professor pode proibir o aluno de ir ao banheiro ou então de ir beber água? Artigo 5º, inciso XV e parágrafo 1º do inciso III da Constituição Federal e Artigos 3º, 16 e 53, inciso I do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O que a escola não pode proibir?
A Lei nº 12.886/2013 proíbe a escola de solicitar itens de uso coletivo, isto é, tudo aquilo que é usado no estabelecimento de ensino em ambientes coletivos por todos os alunos, como por exemplo papel higiênico, copo descartável, álcool, giz de lousa, cola quente e materiais de escritório e administrativos não poderão ...
O que a escola pode proibir?
O que a escola NÃO pode fazer com o aluno inadimplente
Portanto, a escola ou curso não pode: Impedir o aluno de frequentar as aulas até o final do período letivo, fazer as provas, receber as notas e solicitar documentos acadêmicos; Reter documentos. Penalizar o estudante pedagogicamente.
O que o professor não pode fazer com o aluno Lei?
São vedadas, em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes.
Quais são os principais direitos e deveres dos alunos?
ser ouvido em suas queixas ou reclamações; receber seus trabalhos e tarefas devidamente corrigidos e avaliados; ter garantia de que a escola cumpra sua função, oferecendo ensino de qualidade e profissionais competentes; receber informações contidas no Manual de Conduta de Pais e Alunos.
Quais são os direitos na educação?
O direito à educação é previsto no art. 205, CF, com a seguinte dimensão: “A educação e direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
São direitos e deveres dos estudantes?
Por outro lado, alguns dos deveres básicos dos estudantes também devem ser conhecidos, como: Comprometer-se a organizar seu tempo de estudo com foco na aprendizagem. Comparecer às atividades escolares de forma regular e pontual. Usar uniforme escolar, no caso das instituições em que o uso é obrigatório.
Pode pegar celular de aluno?
Portanto, se o estudante estiver usando o celular como distração e não aprendendo o conteúdo da aula, o professor adquire o direito de pegar o aparelho, desde que este tipo de punição esteja presente no regimento escolar.
O que fazer quando o professor desrespeita o aluno?
Segundo a juíza, nesses casos, a ação pode ser proposta contra a escola, contra o professor diretamente ou contra ambos, recaindo sobre qualquer um deles — ou sobre os dois — o dever de indenizar o estudante lesado pelo educador.