Quais são os direitos de um portador de diabetes?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Conforme estabelecido na Lei Federal 11.347/2016, em seu artigo primeiro “Os portadores de Diabetes receberão, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde - SUS, os medicamentos necessários para o tratamento de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar”.

O portador da CID 10 E11 pode ter direito a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, desde que a enfermidade esteja atestada em laudo médico e seja confirmada na perícia formulada pelo INSS ou pela Justiça Federal. É normal que algumas pessoas falem que o INSS nega vários benefícios para quem possui a Diabetes.

O PL altera a Lei 13.895, de 2019, que criou a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética. Com as mudanças, a lei passará a garantir o atendimento prioritário às pessoas com diabetes mellitus nos serviços públicos e privados de saúde, nos casos especificados.

Para emitir o documento, basta que a pessoa portadora do diabetes procure uma das unidades do PROCON/VIVA, levando Certidão de Nascimento ou Casamento e laudo do endocrinologista que comprove a patologia.

Só é dada a isenção para quem tem diabetes quando já se há sequelas da doença, no caso, a neuropatia diabética. Em caso de diabetes sem neuropatia, a isenção não é concedida. É importante lembrar que, em caso de um veículo novo, o pedido de isenção deve ser feito até no máximo 30 dias após aquisição do veículo.

A diabetes por si só não é considerada uma deficiência nos moldes legais, mas nos casos mais graves onde a doença leva a uma incapacidade para o trabalho e para a realização de suas atividades laborais, é POSSIVEL requerer os direitos do LOAS.

Portadores de diabetes podem ter passe livre e saque antecipado do FGTS. LOC: 14 DE NOVEMBRO É O DIA MUNDIAL DO DIABETES. E QUEM TEM A DOENÇA PODERÁ TER DIREITOS COMO PASSE LIVRE NO TRANSPORTE COLETIVO E SAQUE ANTECIPADO DO FUNDO DE GARANTIA.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Para retirar seus os materiais pelo governo, é preciso ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa e se cadastrar como paciente com diabetes no SUS ou no Hiperdia (Sistema de Informação em Hipertensão e Diabetes). No mesmo local, deve se apresentar a receita médica com os insumos prescritos pelo médico responsável.

Diabetes é uma doença metabólica, que cursa com elevação dos níveis de glicose no sangue e pode acometer homens e mulheres, adultos e crianças.
...
Teste de tolerância à glicose (curva glicêmica)

Glicemia de jejumAté 92 mg/dL
1 hora após TTOG com 75gAté 180 mg/dL
2 horas após TTOG com 75gAté 153 mg/dL

Além dos sintomas, existem exames de sangue que permitem o diagnóstico preciso e seguro do diabetes: glicemia em jejum, hemoglobina glicada e o teste de tolerância à glicose. Antes de tudo, o fundamental é conversar com seu médico para investigar o problema.

Conheça os principais exames para diabetes

  1. Exame de Glicemia. Este exame é realizado tanto para o diagnóstico como para o monitoramento do diabetes. ...
  2. Teste de tolerância oral à glicose ou curva glicêmica. ...
  3. Hemoglobina glicada. ...
  4. Glicemia pós-prandial. ...
  5. Frutosamina.

O custo do diabetes para o paciente
Segundo dados de outubro de 2016, os medicamentos injetáveis necessários para o tratamento do diabetes custam uma média de R$ 450 por mês. Já os medicamentos tomados por via oral têm um custo mensal por paciente de cerca de R$ 110.

Tem direito ao benefício pessoas com deficiências ou patologias que dificultam ou impedem a mobilidade. Elas podem adquirir veículos novos a cada dois anos sem a incidência de IPI e IOF (impostos federais) e ICMS e IPVA (estaduais) - mas se venderem antes de dois anos, têm de pagar os tributos.

Mas, não é apenas em caso de PCD que o IPVA possui desconto. Algumas doenças também podem ser usadas para isenção do imposto. São elas:

  • Artrite reumatoide;
  • AVC;
  • Cardiopatia;
  • Esclerose múltipla;
  • Mastectomia;
  • Parkinson, dentre outras.

Paralisia cerebral; paralisia irreversível e incapacitante; paraparesia; paraplegia; poliomielite; problemas nos joelhos; próteses internas e externas; Sequelas de Thalidomide; Síndrome de Down; Tendinite grave; tetraplegia; tetraparesia; triparesia; triplegia; tuberculose ativa; Visão monocular.