Quais são os direitos de quem tem artrose no quadril?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

As pessoas que sofrem de Artrose no Quadril, tem direito à Isenção de Impostos assegurado pela Lei número 8.989 de 1995. A Lei foi instituída justamente pela doença reduzir a mobilidade do condutor e pela dor impossibilitar a realização de atividades rotineiras como dirigir.

Doenças do quadril: condições como artrose do quadril, necrose avascular da cabeça do fêmur e displasia do quadril podem levar à incapacidade. 8. Doenças dos ombros: Lesões do manguito rotador, bursite, tendinite e outras doenças dos ombros podem causar dor intensa e limitações de movimento.

A artrose de quadril ou coxartrose é uma doença caracterizada pelo desgaste articular da articulação do quadril. Em geral, além de afastar o indivíduo do esporte, pode ser extremamente incapacitante, muitas vezes exigindo tratamento cirúrgico precoce.

A dor piora com esforços em pé, movimentos ou atividades físicas e melhora levemente com o repouso. Com o passar do tempo, a articulação bloqueia o movimento, o que pode limitar a movimentação normal do quadril, impedindo atividades simples, como cruzar a perna, calçar sapato ou cortar as unhas.

Existem diversas classificações para definir os graus da artrose e o diagnóstico é feito pelo histórico, exames físicos e complementado por exames de imagem como a ressonância magnética e a tomografia.

Se os problemas de articulação são tão graves que impedem a pessoa de trabalhar, ela pode ter direito a receber o benefício de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Quando ocorre a completa destruição da cartilagem devido o processo degenerativo, é classificada como artrose grave, e o desgaste ósseo está presente. O atrito das articulações causa inflamação, processo chamado de artrite e motivo pelo qual a doença também pode ser chamada de osteoartrite.

Assim como outras doenças incapacitantes, é possível, sim, conseguir o benefício e se aposentar por problemas articulares.

O CID M19 indica o reumatismo conhecido como artrose, osteoartrose, osteoartrite e doença articular degenerativa. A condição é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, que podem aparecer em diversas partes do corpo.

Existem casos em que a bursite se torna crônica e a dor impossibilita o segurado de retornar ao trabalho, nesse caso, a bursite no quadril pode gerar incapacidade permanente e o direito a aposentadoria por invalidez.

A artrose no quadril é um problema provocado pela perda de cartilagem na articulação, o que acaba causando a dor gerada pelo atrito dos ossos onde deveria existir cartilagem. Isto ocorre porque a cartilagem presente entre os ossos de todas as articulações do corpo não possuem a capacidade de doer.

Segundo o médico ortopedista David Gusmão, indivíduos com artrose no quadril podem e devem praticar esporte, já que a atividade física é protetora dos ossos e cartilagens.

A dor é o principal sintoma de artrose de quadril. Ela ocorre geralmente na região da virilha e na frente do quadril, piorando ao andar, ficar sentado por muito tempo ou deitar sobre o lado dolorido. Além disso, as dores podem surgir na região da coxa, na lateral da bacia, nas nádegas e irradiar para a coluna lombar.

Subir e descer escadas (ou atividades que simulem esses movimentos) e praticar musculação em aparelhos como oleg press e o abdutor, por exemplo, ficam temporariamente proibidos.

Quando a artrose de quadril leva a uma perda significativa de mobilidade e função da articulação, causando dificuldade em realizar atividades essenciais, como se levantar de uma cadeira ou amarrar os sapatos, a cirurgia pode ser necessária para restaurar a função normal do quadril.

Artrose de Quadril tem cura? A artrose não tem cura. Felizmente, a doença pode ser controlada com medicamentos, fisioterapia e procedimentos cirúrgicos que amenizam e, podem, retardam os sintomas.

Entre estes, o exame padrão-ouro é a radiografia (figura 2). Em casos duvidosos, ou em casos iniciais da patologia, podem ser necessários outros exames (como a Ressonância Nuclear Magnética).

A artrose no joelho grau 4 representa a fase mais avançada da doença, com desgaste quase total da cartilagem e contato direto entre os ossos.

Com o decorrer do tempo, o líquido sinovial se degenera, bem como a membrana sinovial. Nos casos mais avançados, pode até mesmo ocorrer a perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas. Isso provoca o atrito entre os ossos e causa dor e limitações de mobilidade.