Quais são os diferentes tipos de leitura?

Perguntado por: osalgueiro2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

Os quatro níveis de leitura são:

  • Leitura elementar;
  • Leitura inspecional;
  • Leitura analítica;
  • Leitura sintópica.

Esse tipo de leitura é dividido em: leitura literal primária, que ressalta a leitura dos dados de forma explícita; e a leitura literal em profundidade, que destaca na compreensão daquilo que se lê.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

Em Coracini (2005), temos novamente uma abordagem das três principais concepções de leitura: tradicional (leitura encarada como decodificação), interacionista (autor-texto-leitor) e discursiva.

  • Tipos de leitura em sala de aula.
  • 1 - Leitura feita em voz alta pelo professor. Nesse tipo de prática, o objetivo é aproximar as crianças do mundo das histórias e proporcionar o prazer através das narrativas. ...
  • 2 - Leitura individual. ...
  • 3 - Leitura compartilhada.

Veja 4 estratégias de leitura para começar a aplicar!

  • Saiba o que vai ler.
  • Mantenha o foco no processo.
  • Faça anotações durante a leitura.
  • Complete a leitura por conta própria.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

A criança em seu processo de alfabetização passa basicamente por três grandes níveis: o pré-silábico, o silábico e o alfabético. Dentro destes níveis principais de leitura e escrita encontramos uma série de por menores que ajudam a identificar em que fase o aluno se encontra.

O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

As 5 etapas do desenvolvimento da leitura

  • Leitura inicial ou decodificação. Essa etapa acontece na Pré-Escola, é onde a criança aprende a relação entre os sons e as letras impressas, entre as palavras escritas e faladas. ...
  • Fluência. ...
  • Ler para aprender. ...
  • Pontos de vista diferentes. ...
  • Consolidação.

Literatura infantil: conheça os 5 principais tipos de narrativa

  1. Fábula. Costumam ser histórias curtas. ...
  2. Conto. Contos são narrativas compactas, onde os personagens geralmente estão envolvidos em um conflito que precisa ser resolvido logo. ...
  3. Crônica. ...
  4. Lendas e mitos. ...
  5. Romance.

É o hábito de ler. A palavra deriva do Latim "lectura", originalmente com o significado de "eleição, escolha, leitura". Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê. A leitura é a forma como se interpreta um conjunto de informações (presentes em um livro, uma notícia de jornal, etc.)

Para Frith (1985), a aquisição e o desenvolvimento da leitura e da escrita é um processo interativo e passa por três fases: logográfica, alfabética e ortográfica.

A leitura analítica permite ao leitor entender realmente o livro. Não ler analiticamente é apenas passar as páginas, sem entender e então esquecer o conteúdo. Muitos ainda leem para chegar ao final do livro, julgando que a tarefa foi cumprida.

Os 3 tipos de leitores: contemplativo, movente e imersivo.

Em suma, a leitura sensorial é, por meio dos sentidos, o modo com que uma pessoa descobre as sensações externas do mundo em que vive, e por meio delas vai descobrindo a leitura de palavras, buscando conhecer novos significados para aquilo que lê, não só nos textos, mas também na vida.

A leitura racional é uma leitura intelectual, pois, permite o questionamento das informações na qual permite uma ampliação de conhecimentos. Ela também tende a ter uma visão mais longe. A visão racional transforma um novo conhecimento ou em novas possibilidades acerca do texto lido.

O papel da leitura feita pelo professor: A leitura seqüenciada | Acervo Educarede.