Quais são os dias mais críticos do coronavírus?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Entretanto, de 15% a 20% dos pacientes vão apresentar sintomas mais severos. O que isso quer dizer? Depois de 5 a 14 dias após o primeiro sintoma, o vírus finalmente consegue chegar ao pulmão, iniciando uma inflamação grave. Nessa fase o organismo até já produziu defesa, mas de forma caótica, desordenada.

Mesmo com sintomas leves, as pessoas devem fazer o teste para Covid-19, disse ele, para ver se os sintomas estão piorando e precisam de atenção médica. Um teste também informará se eles precisam se isolar para não espalhar o coronavírus para outras pessoas.

Essas descobertas são reforçadas por uma pesquisa longitudinal, publicada pela Fiocruz Minas em maio de 2022, que avaliou os efeitos da covid-19 em 646 pacientes após 14 meses da infecção – ou seja, mais de um ano depois da infecção. Os resultados mostraram que metade dos pacientes continuou com sintomas.

Estudo sugere que uso de solução salina pode reduzir reprodução do novo coronavírus. O mecanismo bioquímico pelo qual a solução salina hipertônica inibe a replicação do novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da Covid-19, foi elucidado por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo).

Clóvis Arns da Cunha, recomenda sete dias de afastamento em isolamento respiratório domiciliar para os pacientes com COVID-19 sintomáticos, desde que estejam sem febre nas últimas 24 horas e com melhora dos sintomas. Para os que se mantém sintomáticos no sétimo dia, manter o isolamento por 10 dias.

Entretanto, de 15% a 20% dos pacientes vão apresentar sintomas mais severos. O que isso quer dizer? Depois de 5 a 14 dias após o primeiro sintoma, o vírus finalmente consegue chegar ao pulmão, iniciando uma inflamação grave. Nessa fase o organismo até já produziu defesa, mas de forma caótica, desordenada.

Sintomas graves

  • dificuldade intensa para respirar ou desconforto respiratório;
  • pressão duradoura no peito;
  • saturação de oxigênio no sangue < 95%;
  • coloração azulada na região dos lábios ou do rosto (cianose).

Quando os casos são mais leves, em duas semanas ou até menos tempo, é possível se recuperar. Já em casos mais graves, o tempo de recuperação pode durar seis semanas ou mais.

O período médio de tempo que o vírus da covid-19 fica no nosso corpo varia entre sete e dez dias, mas isso não tem consenso entre os especialistas, já que a resposta varia em cada indivíduo. Além disso, pacientes com imunidade comprometida respondem de forma diferente à doença.

Nessas situações, a pessoa que tiver resultado de teste rápido de antígeno ou RT-PCR detectável para o coronavírus (com ou sem sintomas) deverá permanecer em isolamento por sete dias, desde que no final deste prazo já esteja há pelo menos 24 horas sem febre e com melhora dos sintomas.

Tosse pode persistir pós-covid-19
Segundo ela, a irritação da via aérea ocasionada pelo vírus, da qual decorre a tosse, tende a ser amenizada com o passar do tempo, resolvendo-se em dois ou três meses.

Felizmente, a maioria das pessoas se recupera bem dentro de alguns dias apenas com repouso, hidratação e remédios para aliviar os sintomas. É importante que pacientes e familiares estejam atentos aos sinais de gravidade, tais como falta de ar, dor persistente no peito e coloração azulada dos lábios.

Fadiga, cansaço, fraqueza, mal-estar. Falta de ar (ou dificuldade para respirar, respiração curta) Fibrose nos pulmões e/ou rins. Perda de paladar e olfato (temporária ou duradoura)

- ISOLAMENTO DE 7 DIAS - Se, ao sétimo dia estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas, pode deixar o isolamento e, neste caso, não é necessário realizar nova testagem.

Quanto tempo leva para a carga viral ficar indetectável? Este tempo costuma variar de 12 a 24 semanas.