Quais são os dez mandamentos de Deus?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Dez Mandamentos, Os

  • “Não terás outros deuses diante de mim”. ...
  • “Não farás para ti imagens de escultura”. ...
  • “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”. ...
  • “Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar”. ...
  • “Honra a teu pai e a tua mãe”. ...
  • “Não matarás”. ...
  • “Não adulterarás”. ...
  • “Não furtarás”.

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre!

Certa vez Jesus foi questionado: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante?" Jesus resumiu os dez mandamentos em dois. Ele dividiu os 10 mandamentos em duas partes principais: amar a Deus e amar o próximo.

Então se aproximou dele e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: 'Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!

9º – NÃO DESEJAR A MULHER DO TEU PRÓXIMO.
“Não cobiçarás a mulher do próximo, nem o seu escravo, nem a sua escrava”. Ensinou Jesus: “Eu, porém, vos digo: todo aquele que olhar uma mulher com mau desejo, já com ela cometeu adultério no seu coração” (Mt 5, 27-29). Neste mandamento, Deus defende a união da família.

Depois que Deus libertou a antiga Israel da escravidão e os tirou do Egito por meio da liderança de Moisés, Ele deu a eles leis para seguirem. Dez leis muito importantes podem ser encontradas em Êxodo 20, na Bíblia. Elas são conhecidas como os Dez Mandamentos, e Deus ainda espera que Seus filhos as sigam.

O Catecismo da Igreja Católica afirma que: os dez mandamentos devem ser entendidos como um caminho de vida. Assim, os dez mandamentos são normas que visam a vivência da liberdade dos filhos de Deus, “indicam as condições de uma vida liberta da escravidão do pecado” (n.

Os Dez Mandamentos são escritos com 620 letras significando que D-us deu no Sinai os Dez Mandamentos que abrangem os 613 preceitos e as sete Leis de Nôach; 613 com 7 somam 620.

Os Cinco Mandamentos da Igreja são cinco obrigações ligadas à vida litúrgica que todo católico deve cumprir para sua salvação e crescimento espiritual. Podemos e devemos sempre fazer o nosso máximo, mas a missa, a confissão, a comunhão, o jejum e o dízimo são o mínimo que precisamos cumprir.

Introdução ao jusnaturalismo teológico: lei moral, lei cerimonial e lei civil ou judicial.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Seguir o que Cristo ensina é uma forma clara de mostrar seu amor a Deus. Para isso, mantenha uma rotina diária de contato com Ele, lendo a bíblia, orando e confessando seus pecados. Assim, você vai ganhar mais intimidade com Deus e percebe como é fácil colocá-lo no pódio do seu coração.

O Quarto Mandamento é o único acompanhado de uma promessa do Senhor: “Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra” (Dt 5,16).

Demonstramos nosso amor a Deus quando O colocamos em primeiro lugar em nossa vida. Por que Deus estabeleceu esse mandamento como o primeiro? Pois Ele sabia que, se nós realmente O amássemos, desejaríamos obedecer a todos os Seus outros mandamentos.

4° Mandamento: honrar pai e mãe.

Não pecar contra a castidade é o 6º mandamento. E você sabe o que significa? O Catecismo da Igreja Católica, no número 2335, diz: “o sexo masculino e feminino, com igual dignidade, embora de modo diferente, são imagem do poder e da ternura de Deus”.

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.

A cruz é um dos símbolos mais importantes do Cristianismo, porque a morte de Jesus na cruz e a Sua ressurreição são o sacrifício que possibilitam o perdão dos pecados e reconciliação com Deus. O sinal da cruz, o ato de se benzer é um gesto tradicionalmente católico.