Quais são os defeitos a serem evitados por um leitor?

Perguntado por: zsales . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Vamos agora tratar de alguns defeitos que empobrecem o texto e que, portanto, devem ser evitados.

  • AMBIGUIDADE.
  • OBSCURIDADE.
  • PLEONASMO.
  • CACOFONIA.
  • ECO.
  • PROLIXIDADE.
  • BARBARISMO.
  • SOLECISMO.

São muitas as condições que sempre fizeram a qualidade de um texto: coesão, coerência, correção, objetividade, clareza, precisão e concisão, entre outras menos votadas.

Definição - O que é Defeito
Qualquer desvio de uma característica de um item em relação aos seus requisitos, podendo afetar ou não a capacidade do item em desempenhar uma função requerida.

DEFEITOS DE TEXTO

  • AMBIGUIDADE.
  • OBSCURIDADE.
  • PLEONASMO.
  • CACOFONIA.
  • ECO.
  • PROLIXIDADE.
  • BARBARISMO.
  • SOLECISMO.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

1 falha, erro, imperfeição, imprecisão, incorreção, inexatidão, irregularidade. Imperfeição física: 2 deficiência, deformação, deformidade, disformidade, distorção, má-formação, malformação.

Textos fáceis de entender poupam seu leitor de ficar lendo e relendo a mesma coisa até ele entender o que você quer dizer. E para conseguir Clareza, seu texto deve ser coerente, coeso, informativo e conciso. Preste atenção nos próximos aspectos e melhore desde já a qualidade dos seus escritos.

Uma qualidade é uma característica positiva que uma pessoa apresenta. Já um defeito, seu contrário, é uma característica negativa.

Uma boa escrita envolve competências, encontrar o termo principal para conseguir se comunicar bem é uma delas. Veja por que é importante investir em curso de comunicação escrita para a vida profissional.

  1. Conheça os seus defeitos. Ao fazer uma pergunta como essa, o que os entrevistadores querem saber, na verdade, não é o seu pior defeito. ...
  2. Não apele para os clichês. Ao se autoexaminar, você vai encontrar inúmeros defeitos. ...
  3. Seja sincero. ...
  4. Mostre o que você faz para superar os defeitos. ...
  5. Dê exemplos.

Veja abaixo: Seja detalhista: na hora de falar sobre o seu defeito, tende explicar-lo em detalhes. Não diga apenas “eu tenho nervosismo.” Fale como isso influencia o seu trabalho, como você acha que isso começou. Isso demonstra a capacidade de autoconhecimento.

O significado de 9 + 2 é que deve-se adicionar 2 unidades em 9, obtendo o 11.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Significado de Defeito
Hábito que causa danos; vício, mania. Etimologia (origem da palavra defeito). Do lati defectus.us.

O contrário de defeito é: Contrário de imperfeição ou falha: 1. qualidade, virtude, perfeição, dom, dote, atributo, talento, aptidão, capacidade, habilidade, predicado, condão.

bonito, belo, lindo, airoso, gato, bem-parecido, bem-apanhado, bem-apessoado, bem-feito, deslumbrante, encantador, charmoso, atraente, donairoso, elegante, divino, divinal, perfeito, formoso, bem-composto, bem-proporcionado, bem-lançado, bem-conformado, catita, guapo, garboso, galhardo, gracioso, pulcro, venusto, ...

As três partes estruturantes de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. Como escrever um texto coerente, ordenar frases e ideias para construir uma narrativa com coerência.

5- Evite abreviaturas e siglas: Recursos muito utilizados quando precisamos redigir de maneira dinâmica, as abreviaturas e as siglas devem ser evitadas na linguagem escrita, pois devemos considerar a possibilidade de que nem todos os leitores conheçam determinado termo em sua forma reduzida.

Por que os defeitos são importantes? Os defeitos, mesmo em concentrações muito pequenas, podem causar uma mudança significativa nas propriedades de um material. Sem a presença de defeitos: os dispositivos eletrônicos do estado sólido não existiriam.