Quais são os danos causados em um curto circuito?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

A dissipação instantânea de energia que ocorre em um curto-circuito pode gerar faíscas e explosões, ocasionando vários danos nos circuitos elétricos, além de poder originar incêndios devastadores em residências e indústrias.

Um curto-circuito pode promover uma série de danos, como choque elétrico, incêndio e queima de aparelhos elétricos. Ou seja, a eletricidade é perigosa, por esse motivo, não deve tentar resolver o problema se você não possui nenhum conhecimento especializado.

Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.

Os curtos circuitos são um dos maiores responsáveis por incêndios e outros acidentes domésticos envolvendo eletricidade. Eles ocorrem principalmente por descuidos e falta de informação em relação ao uso e funcionamento de aparelhos e da rede elétrica.

Em um choque elétrico podem ocorrer: queimaduras, contrações musculares e do sistema nervoso. Dependendo da intensidade do choque, poderão ser afetados órgãos vitais como coração e pulmão, lesões que podem levar à morte.

Por ordem de gravidade, os principais tipos de curtos-circuitos podem ser divididos em [3]: (a) trifásico; (b) fase-fase e fase-fase com terra; (c) fase-terra.

Nesse cenário, a corrente que sai da fonte ou gerador percorre todo o circuito e retorna com alta intensidade, superaquecendo os condutores e produzindo reações violentas em decorrência da forte dissipação de energia. Além do aquecimento, tal condição é capaz de gerar faíscas, explosões e até incêndios.

Eles ocorrem quando um caminho de baixa resistência não adequado para transportar eletricidade recebe uma corrente elétrica de grande intensidade. Em termos mais simples, os curtos-circuitos acontecem quando um fio aquecido, devido à passagem de corrente elétrica, toca um objeto ou outro fio condutor que não deveria.

Você está tomando um banho mais demorado e, do nada, a eletricidade cai. Antes de entrar em pânico, primeiramente abra o quadro de luz e confira se todos os disjuntores estão no modo “on”. Caso não esteja, para restabelecer a energia imediatamente, basta religar sua chave.

Confira os sinais de que um curto-circuito pode acontecer

  1. disjuntores que desarmam com frequência;
  2. lâmpadas que queimam rápido demais;
  3. tomadas manchadas na cor preta;
  4. queda constante de energia;
  5. cheiro forte de queimado;
  6. aumento da conta de luz.

O contato da água com a rede pode levar ao curto circuito de grande intensidade. É aconselhável deixar esses aparelhos longes de fontes de águas, como torneiras, e também de áreas molhadas. Se não houver como manter a distância, a melhor solução é realizar a impermeabilização da rede.

Resumo sobre curto-circuito
É possível evitá-lo por meio do uso dos disjuntores e fusíveis. Pode provocar explosões, faíscas, calor intenso e até mesmo incêndios nas florestas.

O curto-circuito é um termo que define a conexão de baixa resistência entre os pólos de um dispositivo elétrico, que causa a passagem de um excesso de corrente capaz de provocar acidentes.

Riscos em instalações e serviços com eletricidade:

  • O choque elétrico, mecanismos e efeitos;
  • Arcos elétricos; queimaduras e quedas;
  • Campos eletromagnéticos.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Riscos em Instalações e Serviços com Eletricidade

  • a) O choque elétrico, mecanismos e efeitos. O choque elétrico acontece devido à passagem de uma corrente elétrica pelo corpo, onde o corpo é o condutor. ...
  • b) Arcos elétricos, queimaduras e quedas. ...
  • c) Campos eletromagnéticos.

Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto.

A ocorrência mais comum de uma falta elétrica é um curto- circuito ou mesmo um condutor que tem suas condições normais de operação interrompida devido às sobretensões ou sobrecorrentes. Este defeito pode modificar em maior ou menor grau as tensões e as correntes relativas ao componente considerado.

A corrente de curto-circuito se refere à quantidade de eletricidade que flui quando uma carga externa, como um transformador, causa um curto na saída da fonte de alimentação para o fio terra.

Hilton Moreno – O curto-circuito é uma falha, um defeito na instalação elétrica. Ocorre quando o que chamamos de condutor vivo, que carrega lá os 110V ou 220V, entra em contato direto com outro condutor vivo. Ou quando ele toca o que chamamos de terra, a parte que normalmente não conduz eletricidade.