Quais são os custos variáveis?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Os custos variáveis são os custos que estão relacionados ao volume de vendas ou produção, ou seja, quanto maior é o volume de vendas, maior será o custo e vice-versa. O gestor da empresa é o responsável por saber os custos variáveis para identificar possíveis otimizações que incrementarão a margem de contribuição.

O custo fixo é aquele que não muda mesmo quando há variação na produção ou nas vendas. Já o custo variável, acompanha o aumento ou queda das atividades do negócio. Em outras palavras, se seu negócio tiver um mês de maior produção, o custo fixo se mantém e o custo variável acompanha a oscilação.

São exemplos de custos variáveis as matérias-primas, embalagens, combustível (caso a pessoa use o carro para fazer as entregas), mão-de-obra temporária, entre outros custos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que variam de acordo com a quantidade vendida.

Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia. Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido.

Exemplos de despesas fixas: gastos com segurança, manutenção do prédio, aluguel, entre outros. Exemplos de despesas variáveis: são um pouco raras, mas a participação sobre o lucro da empresa destina aos departamentos que não estão diretamente ligados à produção pode ser considerada uma despesa variável.

Cálculo custos variáveis: Método de custeio variável 1

  1. O primeiro passo a se fazer é identificar os custos fixos e os variáveis;
  2. Escolha um período de tempo e some todos as despesas variáveis de um período;
  3. Depois, faça a divisão das despesas variáveis pelo volume de produção.

Dicas para identificar e separar as despesas fixas das variáveis. Ao classificar suas despesas, verifique os últimos seis meses de variação das vendas e faturamento. Veja quais despesas variaram proporcionalmente em relação a variação das vendas.

Podem ser consideradas despesas fixas contas como aluguel, telefone e segurança. Algumas delas podem variar seu valor, mas sempre terão que ser pagas e devem estar no seu orçamento. Levando sempre em conta que mesmo que não haja receita, elas deverão ser quitadas.

Custos variáveis são todos os custos que mantêm uma relação direta com a variação do nível de atividade da empresa. É aquele em que conforme ocorre uma variação na produção, o custo irá aumentar ou diminuir. Um exemplo de custo variável é o custo dos ingredientes da empresa de brownies.

Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.

De um modo geral, as despesas fixas ou variáveis são os gastos que a organização precisa ter para manter a sua estrutura funcionando corretamente. Essas despesas não estão relacionadas com a geração de novos itens que serão vendidos, ou seja, não se relacionam diretamente com possíveis lucros do negócio.

As diferenças entre despesas fixas e variáveis para a empresa

  • Despesas fixas não dependem do volume de vendas e produção, sendo gastos estáveis e previsíveis.
  • Despesas variáveis oscilam conforme a produção e as vendas, criando a necessidade de um cálculo recorrente.

Despesas fixas são todos os gastos essenciais para o seu negócio se manter funcionando e gerando lucro. Ou seja, estão relacionadas com a produção do seu negócio.

Basicamente existem 4 tipos de variáveis de estudo: qualitativas nominais, qualitativas ordinais, quantitativas contínuas e quantitativas discretas. Este vídeo detalha as deiferenças entre elas.

As variáveis podem ser classificadas em quantitativas ou qualitativas. Uma variável quantitativa possui como especificidade ter como atribuição um valor numérico. Uma variável qualitativa possui como especificidade ter como atribuição um valor não-numérico.

Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Custos operacionais que não são cobertos pela receita fixa de uma termelétrica para a produção de energia elétrica. O CVU é expresso em reais por MWh e cobrem, em geral, despesas com combustível para a operação da térmica.

7 exemplos de custos variáveis e como identificar o conceito

  • salário dos funcionários e mão de obra extra;
  • comissão de vendas;
  • viagens corporativas – hospedagem, alimentação e transporte;
  • taxas de remessa;
  • logística;
  • matéria prima;
  • reembolso de despesas;
  • entre outros.

Diferentemente da definição dos custos fixos, o custo variável tem a característica de acompanhar o ritmo com que a empresa produz um produto ou oferece um serviço, alterando os seus valores. Ou seja, dependendo do material que a organização utilize, os gastos podem ser maiores ou menores.

Principais tipos de custos de uma empresa

  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4 – Custos variáveis.