Quais são os custos indiretos?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O que são custos indiretos? Os custos indiretos são aquelas despesas que não têm uma ligação tão explícita com os serviços ou produtos oferecidos. Apesar disso, eles costumam ser importantes para o funcionamento da empresa como o aluguel, energia elétrica, entre outros.

Por exemplo, são custos diretos a matéria-prima e os gastos com mão de obra direta. Se você tem uma fábrica que produz 300 pares de sapatos por mês, sabe exatamente quais são os custos trabalhistas de cada um dos operários que trabalharam durante o mês para garantir essa produção.

Como é praticamente impossível identificar os custos indiretos por unidade de item produzido, a empresa precisa fazer uma divisão proporcional desses gastos e despesas. Essa divisão é conhecida como rateio, e serve para alocar uma fração dos custos indiretos sobre cada produto.

Continue a leitura e confira:

  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4Custos variáveis.

2. Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.

Um exemplo comum de custos indiretos está na energia elétrica que uma indústria utiliza, já que acaba por ser um custo para a produção, mas mediato. Outros exemplos de custos indiretos aparecem em: Materiais não ligados à produção (de um escritório da empresa, por exemplo);

Os custos indiretos são todos os valores a serem gastos com a administração central da construção, salários de funcionários, despesas com viagens, seguros, impostos, taxas, consultorias e pró-labore dos diretores. Portanto, eles independem do volume produzido na obra.

Em qualquer operação realizada, estamos sujeitos a inúmeros tipos de custos. Mas você sabe identificar quais são eles e o impacto que têm nas finanças? Afinal, ignorá-los pode ser uma péssima ideia.
...
Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.
  • Despesas indiretas. ...
  • impostos, material de escritório, comunicações, depreciação de máquinas e equipamentos etc. ...
  • - Salários. ...
  • - Aluguéis de áreas e imóveis. ...
  • - Água. ...
  • - Serviços de manutenção, conservação e limpeza. ...
  • - IPTU. ...
  • - Depreciação de móveis e utensílios.

Custos diretos são aqueles em que o gestor consegue atribuir facilmente, pois são diretamente ligados à linha de produção de uma empresa. Ou seja, todos os custos ligados ao consumo de matéria-prima e mão de obra direta para a produção ou entrega do serviço.

Os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção e vendas, enquanto as despesas são todos os gastos fundamentais para a manutenção das atividades da empresa. Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores.

Rateio por custos indiretos: como o próprio nome sugere, trata-se de aplicar parcelas proporcionais dos custos indiretos no valor de cada produto. E atenção! Esse processo deve ser feito de acordo os cálculos corretos dos custos indiretos da sua empresa para garantir que o rateio seja realizado com precisão.

Os custos indiretos de fabricação orçados variáveis para a produção efetiva são obtidos pela multiplicação do unitário pela produção efetiva do período em questão, e correspondem ao orçamento se fôsse possível conhecer antecipadamente a produção efetiva.

Os principais métodos de rateio utilizados são: custeio variável, custeio por absorção e custeio ABC. Apesar da legislação brasileira apenas aceitar um dos métodos, cabe às organizações decidirem qual delas utilizarão como fonte geradora de informação.

Os custos são classificados em três elementos distintos, matéria-prima, mão- de-obra direta e custos indiretos. Matéria-prima é o primeiro elemento do custo, pois sem ele não há como produzir.

A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final. Os custos são gastos necessários, pois resultam na atividade principal do negócio.

Material Indireto: todos os materiais que não fazem parte do produto final. MRO: Manutenção, Reparos e Operações engloba todo material indireto não relacionado diretamente ao produto e serviços que são vitais para o contínuo funcionamento da indústria.

De uma forma simples e didática, o material indireto é aquele que não tem relação direta com a produção da fábrica. Ainda assim, ele é extremamente relevante para o seu funcionamento — sua falta pode gerar grandes prejuízos.

Já a compra indireta é voltada para a operação da empresa, ou seja, não tem relação com o produto ou serviço que ela vende. São exemplos de compras indiretas: computadores para funcionários, viagens corporativas, serviços de limpeza e manutenção para os escritórios.

Além dos custos com treinamento, uma má contratação pode gerar ainda prejuízos diretos, envolvendo materiais, mão de obra e equipamentos, e indiretos, como despesas administrativas, comerciais, financeiras, entre outras.